Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40978

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas depor
dc.contributor.authorSousa, Patrícia Margarida Alves depor
dc.date.accessioned2016-03-31T10:30:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40978-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractNos últimos anos, tem aumentado a investigação nas temáticas da experiência de lazer e desenvolvimento positivo dos indivíduos, embora haja escassez na literatura que relacione estratégias de regulação emocional com a prática de lazer na adolescência. O objetivo deste estudo foi testar um modelo de causa e efeito, pelos fatores que afetam a satisfação no lazer entre os adolescentes, compreendendo as relações entre variáveis de lazer, a autorregulação emocional e dimensões de funcionamento positivo. Foram participantes neste estudo os alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade, numa escola de Braga, num total de 654 adolescentes. Aferimos os seguintes resultados: uma atitude mais positiva face ao lazer resulta numa motivação maior para o mesmo, levando a um aumento do grau de satisfação; a autoestima aumenta por meio da estratégia de reavaliação cognitiva; e a satisfação no lazer é um preditor mais forte do bem-estar psicológico e da satisfação com a vida do que da autoestima. Assim, a prática de lazer influência o nível de autoestima pela forma como o indivíduo regula as emoções pelas estratégias de reavaliação cognitiva.por
dc.description.abstractIn recent years, research has increased the themes of leisure experience and positive development of individuals, although there are shortages in the literature that relates emotional regulation strategies with leisure practice in adolescence. The objective of this study was to test a cause and effect model, the factors affecting satisfaction in leisure among adolescents, including the relationship between leisure variables, emotional self-regulation and positive working dimensions. Participants in this study were students from the 10th to the 12th grade, at a school of Braga, in a total of 654 adolescents. We measure the following results: a more positive attitude towards pleasure results in greater motivation for it, leading to an increased level of satisfaction; it increases self-esteem through cognitive reappraisal strategy; and satisfaction in leisure is a stronger predictor of psychological well-being and satisfaction with life than self-esteem. Thus, the practice of leisure influence the level of self-esteem by how the individual regulates emotions by cognitive reappraisal strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectAutorregulação emocionalpor
dc.subjectFuncionamento positivopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectLeisurepor
dc.subjectEmotional self-regulationpor
dc.subjectPositive functioningpor
dc.subjectAdolescencepor
dc.titleLazer e autorregulação emocional: contributos para o bem-estar e felicidade dos adolescentespor
dc.title.alternativeLeisure and emotion self-regulation: contributions to the well-being and happiness of adolescentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201089815por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Margarida Alves de Sousa.pdf
Acesso restrito!
2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID