Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40965

TítuloO papel dos livros informativos para a infância na conformação de uma educação histórica
Outro(s) título(s)The role of informative books in forming historical education for children
Autor(es)Silva, Vera Alexandra Pessoa da
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Data2015
Resumo(s)O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, no ano letivo 2014/2015. Este teve os seguintes objetivos: promover a curiosidade de desenvolver competências de investigação em livros informativos; dotar os alunos de instrumentos e técnicas de análise de livros informativos; avaliar o impacto das intervenções para o desenvolvimento de competência de aprender a aprender. Assim, situado no domínio do Estudo de Meio, este projeto procurou “cruzar” a abordagem de livros informativos, de autores diversos, com o trabalho em torno do manual escolar, procurando averiguar a recetividade e as vantagens deste percurso de ensinoaprendizagem, de raiz intertextual, dos/para os alunos. Neste documento, encontra-se relatado criticamente o trabalho desenvolvido ao longo da minha prática. Implementei uma metodologia de investigação-ação que assentou numa prática construtivista, tendo em vista várias estratégias para melhorar o processo de ensinoaprendizagem. São exemplo destas estratégias a intertextualidade entre os livros informativos analisados em aula e o manual de Estudo do Meio. Uma vez que foi desenvolvido numa turma do 1º ciclo, 4º ano, de modo, a tornar as aulas mais aliciantes houve muito diálogo, visualização de vídeos sobre os reis em estudo, entre outras estratégias. Embora se tratasse de História, logo a área adjacente do Estudo do Meio, este englobou outras áreas curriculares, como Matemática, Português, Cidadania, Expressões. O projeto partiu da seguinte questão orientadora: “Qual o papel dos livros informativos para o estudo da História no 1º ciclo?”
The following report was carried out under the Prática de Ensino Supervisionada II of the Masters in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico at the University of Minho, in the academic year 2014/2015. This report had the following objectives: promote the curiosity to develop research skills in informational books; provide students with the instruments and analysis techniques for informative books; evaluate the impact of interventions in the development of the learning-to-read skill. Located in the Middle Study domain, this project sought to "cross" the approach of informative books, from several authors, with work concerning the textbook, trying to determine the receptivity and the advantages of this teaching-learning intertextual method for students. Herein lies critically reported and discriminated the work done throughout my practice. I developed a methodology and implemented a research-action based on a constructivist practice, with a view of several strategies to improve the teaching-learning process. Examples of such strategies intertextuality between informative books that were analyzed in class and the Environmental Studies Manual. Since it was developed for the 4th grade and in order to make the most attractive classes, there was a lot of dialogue, video viewing about historical loyalty at study, among other strategies. Although this was history, an immediately adjacent area of Environmental Studies, this encompassed other curriculum areas such as Mathematics, Portuguese, Citizenship and Expressions. The project started from the following guiding question: "What is the role of informative books in the study of history in the 4th grade?".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40965
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Alexandra Pessoa da Silva.pdf6,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID