Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40960
Título: | A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais |
Outro(s) título(s): | The professional training of teachers about the inclusion of students with special educational needs |
Autor(es): | Mota, Lilian Christina Veiga |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Docentes Necessidades educativas especiais Alunos Inclusão Escola Processo ensino-aprendizagem Teachers Special educational needs Students Inclusion School Teaching learning-process |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A pesquisa, intitulada “A formação profissional do docente à inclusão de
alunos com necessidades educativas especiais”, teve como objetivo geral analisar a
formação do docente em relação a inclusão destes alunos com necessidades
educativas especiais (NEE). O que foi proposto foi identificar as dificuldades
encontradas pelos docentes para sustentar o processo da inclusão, possibilitando
oportunidades de integração de docentes da área visando o aprimoramento do
processo ensino-aprendizagem, analisando a atuação dos professores de forma
preventiva na integração dos portadores de necessidades educativas especiais com
os alunos ditos “normais” para a minimização da exclusão. Assim, assegura-se que
todos os alunos possam ter oportunidades educativas e sociais oferecidas pelas
mesmas, e que a formação do docente é tarefa essencial para a melhoria do
processo de ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a
tarefa de educar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos
da pesquisa foram 8 (oito) docentes que trabalham diretamente com os alunos com
NEE. Para o efeito a pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa do tipo
estudo de caso, onde o estudo teve as características de estudo de casos múltiplos,
produzindo dados descritivos, onde foram coletados e analisados os relatos dos
docentes a partir das técnicas como entrevistas e observações. De acordo com os
resultados deste estudo, os docentes afirmaram que não adquiriram em sua
formação profissional diferentes conhecimentos que possibilitassem perceber os
alunos com necessidades educativas no contexto escolar público. The research titled “The professional training of teachers about the inclusion of students with special educational needs” aimed to analyze the training of teachers towards the inclusion of students with special educational needs (SEN). What was proposed was to identify the difficulties found by teachers to support the process of inclusion, enabling integration opportunities for teachers in area, aimed at improving the teaching-learning process by analyzing the performance of teachers preventively in integrating people with special educational needs, like "normal students" for the minimization of exclusion. So, ensures that all students can have educational and social opportunities offered by them, and the training of teachers is an essential step for the improvement of the teaching process and to cope with different situations involving the task of educating. The research was conducted in a public school where the subjects were eight (8) teachers who work directly with students with SEN. To the effect, research had a qualitative approach to the case study, where the study had characteristics of a multiple case study, producing descriptive data, which were collected and analyzed the reports of teachers from techniques such as interviews and observations. According to the results of this study, the teachers said that they have acquired in their training different skills that would enable students to realize the educational needs in the public school context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40960 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lilian Christina Veiga Mota.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |