Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/40787

TitleEstudo sobre os determinantes dos projetos financiados por crowdfunding: o caso do PPL Crowdfunding
Other titlesStudy about the determinants of crowdfunding financed project: PPL Crowdfunding case
Author(s)Costa, Catarina Pereira da
Advisor(s)Mourão, Paulo
KeywordsCrowdfunding
Financiamento
Investidores
Projetos
Financing
Investors
Project
Issue date2016
Abstract(s)O crowdfunding, tema abordado na presente dissertação, é um novo modelo de financiamento através de plataformas online. É um tema recente mas que promete revolucionar o modo de financiamento de empresas ou organizações sem fins lucrativos, entre outras. Sendo este um dos primeiros trabalhos com base numa plataforma de crowdfunding portuguesa, o PPL, espera-se dar um contributo importante em termos de investigação e também que possa dar origem a mais trabalhos nesta área ainda tão recente. Esta nova forma de financiamento baseia-se num conceito bastante simples, no qual um grande número de pessoas apoia financeiramente um projeto de um indivíduo ou organização. O investidor pode ou não receber algo em troca da sua ajuda, seja em forma de benefícios tangíveis, retorno financeiro ou mesmo receber o que emprestou mais juros, dependendo do tipo de modelo do projeto. Existem duas formas de modalidades de projeto. Na primeira, só se o projeto for totalmente financiado, no período acordado, é que o promotor deste fica com o dinheiro. Na outra modalidade, o criador do projeto fica com tudo o que conseguir angariar, independentemente do seu objetivo ser ou não atingido. Este trabalho pretende evidenciar o potencial do crowdfunding nomeadamente na promoção do empreendedorismo e iniciativas de carácter geral. Conclui-se que, de facto, as variáveis que afetam positivamente o montante angariado por projeto são a duração do pedido, o número de apoiantes, o número de pedidos, o número de valências, o mínimo investido com prémio máximo e o mínimo investido com prémio mínimo.
Crowdfunding is a new financing model through online platforms. Even though this is a recent subject, it promises to change the financing process of companies, and nonprofit organizations Since this is the first paper based on a Portuguese crowdfunding platform, the author expects to give an important contribution in this research field, and also to incite other works in the area. This new funding method is based on a pretty simple concept, in which a large number of people give financial support to a specific project of an individual or of an organization. The investor may or may not get something in return, whether in the form of tangible benefits, financial return, or what they lent plus interest, depending on the type of project model. There are two kinds of projects. In the first, the project’s creator only receives the money if their goal is fulfilled during the according period of time. In the other type, the project creator receives everything he or she can raise, regardless of whether the goal is met. This work aims to manifest crowdfunding’s potential, which is namely to promote entrepreneurship and general initiatives. The researchers can conclude that, indeed, the variables that positively affect the amount raised per project are the request duration, number of investors, number of requests, valences, minimum invested with the maximum reward, and minimum invested with the minimum reward. Therefore, as the number of investors increases, the amount raised per project, in euros, also increases.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40787
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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