Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/40763

TitleA crise da indústria da cultura: visões de Adorno e de Attali sobre a música contemporânea
Other titlesThe crisis of the culture industry: Adorno ans Attali's insights on contemporary music
Author(s)Sampaio, Daniel Morgado
Advisor(s)Rabot, Jean-Martin
Cachopo, João Pedro
KeywordsAdorno
Attali
Indústria da cultura
Sociologia da música
Culture industry
Sociology of music
Issue date2015
Abstract(s)A presente dissertação procura oferecer um contributo para a análise da indústria da cultura apresentando a crítica elaborada por Theodor Adorno e complementando os aspetos menos sólidos de um trabalho que continua a ter uma imensa pertinência. A exposição deste aspeto do seu pensamento é enquadrada no plano mais geral da sua teoria estética, salientando assim, na sua análise, a primazia do artista e da sua criação e a historicidade do material musical. As relações de distribuição e de consumo da música são depois exploradas através da análise musical e económica efetuada por Jacques Attali em Bruits. As análises de Adorno e de Attali enriquecem-se mutuamente e o intervalo temporal entre a produção académica dos dois autores foi marcado por mudanças na sociedade que ajudaram, desde logo, a compreender os elementos do pensamento do primeiro autor que teriam o potencial para resistir à passagem do tempo. No que diz respeito ao segundo, facultaram à sua obra um tom mais esperançoso que, embora por vezes excessivamente utópico, teve um enorme impacte na musicologia. Pretendeu-se, portanto, valorizar esse trabalho, que continuou a "missão" de Adorno de pensar a sociedade através da música. Por fim, o último capítulo estabelece vários elos de ligação entre as duas perspetivas e procura demonstrar a atualidade de ambas. São abordadas as mudanças sociais desde os anos sessenta, a origem de alguns géneros musicais, e os modos como as esferas da arte e da sociedade continuam a relacionar-se de tal modo que se tornam indissociáveis.
This dissertation aims to provide a contribution to the analysis of the culture industry by presenting the critique developed by Theodor Adorno and complementing the less sound aspects of an output which is, otherwise, still of immense relevance. This aspect of the author's thought is framed in the broader project of his aesthetic theory, highlighting the central role in his analysis of the artist and his work, as well as the musical material's historicity. Music's networks of distribution and consumption are later explored through the musical and economical analysis formulated by Jacques Attali in Bruits. Adorno and Attali's analyses benefit from a confrontation between each other, and the time lapse between the academic production of the two authors was marked by changes in society that facilitated an understanding of which elements of the former author's viewpoint would have the potential to resist the passage of time. Concerning the latter, those changes imprinted in his work a more positive outlook which, though sometimes too utopian, had a great impact in musicology. Thus, a valorization of this work was here intended, as it carried on Adorno's task of thinking society through music. Finally, the last chapter connects in multiple ways the two perspectives and tries to demonstrate their current pertinence. The social changes from the sixties onwards are addressed, as well as the source of some music genres and the ways art and society still relate to each other in a fashion that renders them inextricably linked.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttp://hdl.handle.net/1822/40763
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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