Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40709

TítuloO papel das relações públicas na gestão da comunicação entre as empresas e a comunicação social
Autor(es)Mota, Ana Sofia Monteiro
Orientador(es)Ruão, Teresa
Data2015
Resumo(s)Com base na experiência de um estágio realizado na Divisão Comercial, Marketing e Cooperação da APDL - Administração dos Porto do Douro e Leixões, SA., este trabalho tem como objetivo principal discutir o tema da Assessoria de Imprensa aplicada à indústria portuária. Pretende-se perceber o papel das Relações Públicas numa empresa do setor portuário, caracterizada por uma enorme complexidade comunicativa em resultado do número elevado e tipo de stakeholders com os quais trabalha. Referimo-nos a empresas importadoras e exportadoras, a concessionários, a administrações de portos, a trabalhadores, ou aos meios de comunicação social; sendo que estes últimos constituem peças fundamentais à construção de uma imagem positiva da empresa. De facto, parece importante conseguir um posicionamento nos média, mas é fundamental saber gerir essa presença e visibilidade externa. E é aqui que o profissional Relações Públicas/Assessor de Imprensa deve intervir, no sentido de administrar o contacto com os média, destacando aquilo que merece ser noticiado, reservando a informação que seja do foro interno da empresa ou que não tenha interesse para o espaço público. Assim, o trabalho pretendeu responder à seguinte questão de investigação: Qual o papel das Relações Públicas/Assessoria de Imprensa na gestão da relação das empresas com os meios de comunicação social? Ou seja, pretendeu-se, por um lado, desconstruir o papel das Relações Públicas, ou da Assessoria de Imprensa, no contacto com os órgãos de comunicação social, avaliando as suas interações. Por outro lado, procura-se perceber a importância do planeamento estratégico na gestão da comunicação das empresas, particularmente no que diz respeito à comunicação no setor portuário, tema que tem sido pouco explorado nos últimos tempos.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40709
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Monteiro Mota.pdf3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID