Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/40394

TitleA comunicação estratégica aplicada à divulgação da ciência: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Other titlesStrategic communication applied to the promotion of science: the communication and society research centre’s case
Author(s)Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
KeywordsComunicação da ciência
Ferramentas de comunicação online
Comunicação organizacional
Comunicação estratégica
CECS
Communication of science
Online communication tools
Organizational communication
Strategic communication
Issue date2015
PublisherObservatório da Comunicação (OberCom)
JournalObservatorio (OBS*) Journal
Abstract(s)A ciência é uma atividade que torna possível o desenvolvimento tecnológico, social, cultural e económico. É importante avaliar a forma como o mundo científico comunica, nomeadamente a capacidade de adequação da comunicação da ciência às novas ferramentas e às respetivas formas de interação com os públicos. Referimo-nos à comunicação digital que traz potencialidades acrescidas, face à comunicação tradicional. Na verdade, procuraremos demonstrar que o investimento que é feito na comunicação online, inserida numa estratégia de comunicação sólida e coerente, pode trazer benefícios acrescidos à divulgação científica. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade tem, como preocupação primária, a divulgação dos resultados da sua investigação. A atual inquietação à volta do desinvestimento na ciência torna a avaliação das políticas de comunicação levadas a cabo no CECS uma necessidade premente, para demonstrar a importância da sua atividade e do financiamento necessário à sua prossecução. Neste contexto, esta investigação procura desvendar a importância da comunicação online, no âmbito da comunicação da ciência e da investigação científica. Para este efeito, faremos uma auditoria de comunicação focando-nos nas ferramentas de comunicação online do CECS, procurando perceber a importância da utilização destas na estratégia de divulgação científica.
Science is an activity that makes possible the technological, social, cultural and economic development. It is important to assess the way the scientific world communicates, including the ability of adequacy to the new tools of communication of science and their respective forms of interaction with the publics. We refer to digital communication that brings increased capabilities, in relation to traditional communication. In fact, we will try to demonstrate that the investment made in online communication, embedded in a strong and coherent communication strategy can bring increased benefits for scientific dissemination. The Communication and Society Research Centre has, as a primary concern, the dissemination of the results of their research. The current unrest around the divestment of science makes the evaluation of communication policies implemented in CECS an urgent need, to demonstrate the importance of their activity and for pursuing necessary funding for their continuation. Thus, this research aims to uncover the importance of online communication within the communication of science and scientific research. For this purpose, we we will audit communication, focusing us on the Communication and Society Research Centre online communication tools, trying to realize the importance of using digital tools in the scientific dissemination strategy.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40394
ISSN1646-5954
Publisher versionhttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/850/761
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RM_2015_obs.pdf533,35 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID