Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40017

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2016-02-02T14:50:03Z-
dc.date.available2016-02-02T14:50:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40017-
dc.description.abstractNa última década, a pressão exercida sobre a escola pública para a produção de resultados tornouse uma constante da agenda política, arrastando consigo alterações significativas na reconfiguração organizacional e nas dinâmicas de escolarização. Reféns de múltiplos mecanismos de prestação de contas, alguns deles introduzidos de forma camuflada, as escolas e os agrupamentos de escolas veem-se coagidos a adotar lógicas performativas e competitivas, alterando por vezes o sentido original da sua missão estratégica. Este movimento de natureza tentacular está a invadir os mais diversos recantos da organização escolar, impondo outras agendas e racionalidades ao nível da sua gestão política, pedagógica e cultural. Esta comunicação pretende explorar o efeito que este fenómeno tem vindo a operar na relação entre os processos escolares e não-escolares e na forma como estes têm vindo a alterar as suas fronteiras. Tomando como objeto de estudo as trajetórias de excelência dos alunos de uma escola secundária, discutese a importância dos contextos não-escolares e das experiências não-formais e informais na construção de percursos de elevado desempenho académico. Por um lado, analisa-se o modo como a escola interseta as suas políticas de gestão organizacional e pedagógica com as lógicas que imperam na esfera não-escolar e que podem interferir com a produção dos resultados académicos; por outro lado, procura-se indagar as influências dos processos de aprendizagem e avaliação formal sobre os próprios contextos de aprendizagem não-escolar. Do ponto de vista metodológico, a abordagem apoia-se num estudo de caso, iniciado em 2009, numa escola secundária do norte do país. Os dados provenientes da administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos que nos últimos oito anos integraram o quadro de excelência e da análise documental aos seus registos biográficos possibilitaram o esboço de algumas tendências significativas: i) intensificação da formalização dos processos de escolarização, com destaque para o reforço de práticas de ensino instrutivo e de modalidades de avaliação de tipo sumativo; ii) relação entre as aprendizagens não-escolares e os níveis de performatividade dos alunos; iii) formalização crescente dos contextos de aprendizagem não formal (fora e dentro dos muros da escola); iv) diluição das fronteiras entre o escolar e o não-escolar, transfigurando-se este último num potencial agente da performatividade; v) aliança e cumplicidade estratégica entre o mundo escolar e alguns setores do mundo não-escolar.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2011por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa. A presente comunicação retoma, em algumas partes, alguns dos resultados de pesquisa apresentados em diversos congressos, designadamente no XI Congresso Espanhol de Sociologia - Crisis y cambio: Propuestas desde la sociología, 10-12 julho de 2013, Madrid.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PTpor
dc.relationPEst-OE/CED/UI1661/2011por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectEducação não-escolar (não formal e informal)por
dc.subjectPercursos escolarespor
dc.titleOs sentidos da performatividade escolar fora dos muros da escolapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/1822/37711por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 - 27 mar. 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage137por
oaire.citationEndPage149por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationO não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias: atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Texto JAP, LLT ICICSE Vol. I 2015.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

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