Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39980

TitleVamos escrever o livro da nossa infância… e construir uma interacção educativa
Author(s)Sarmento, Teresa
Editor(s)Salgado, Raquel Gonçalves
Rocha, Simone Albuquerque da
KeywordsRelação escola-pais
Literacia
Formação contínua
Issue dateSep-2011
PublisherEditora da Universidade Federal de Mato Grosso
Abstract(s)O envolvimento das crianças na promoção das relações escola-família tem sido referido por alguns autores (Edwards, 2000; Perrenoud, 1987; Sarmento, T. e Marques, 2007; Silva, 2007), identificando estratégias que as mesmas utilizam para promoverem ou impedirem esse relacionamento. O objetivo deste trabalho é analisar as dinâmicas entre crianças-pais-professores, através do desenvolvimento do projeto "Aproximação de gerações através do património linguístico, urbano e cultural", cujo principal objectivo consistiu em promover a literacia a partir da interacção entre filhos e pais. O projecto integrou seis educadoras de infância de um jardim-de-infância de ambiente urbano (seis classes), bem como professores de duas escolas diferentes - uma de ambiente urbano e outra inserida em ambiente rural. O projeto foi organizado em três fases fundamentais: 1) entrevistas e pré-teste, 2) desenvolvimento de iniciativas de promoção da relação entre pais e filhos, incluindo a produção de um livro de memórias de infância, 3) aplicação das entrevistas finais e pós-testes. Ao mesmo tempo, ao longo do ano lectivo, a equipa que integrou a investigação participou de reuniões periódicas a fim de discutir a dinâmica de cada grupo, fazendo desses momentos espaços de formação contínua. Neste texto apresenta-se o referencial teórico bem como a descrição do desenvolvimento do projecto, salientando as práticas em contexto educativo. Destaca-se das conclusões as dinâmicas que o projecto conseguiu implementar nas diferentes escolas, com professores e crianças que, à partida, não estavam envolvidas no projecto, as diferentes formas de participação e a expansão de práticas educacionais a partir da reflexão sobre o projeto central.
TypebookPart
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39980
ISBN978-85-327-0401-6
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vamos escrever o livro da nossa infância.pdf359,6 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis