Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39680

TítuloInfância, brincar e cultura (lúdica): pesquisa com crianças, mídias e identidades motoras na educação física
Autor(es)Oliveira, Evandro Salvador Alves de
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCrianças e mídias
Educação Física
Identidade Motoras
DataSet-2015
EditoraUniversidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMT)
CitaçãoOliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância, brincar e cultura (lúdica): pesquisa com crianças, mídias e identidades motoras na Educação Física. In A.R. K. Ferrarini, F.R.O. Queiroz, S.F.P. Rodrigues & P.A.B. Melo (orgs). CONPEduc - Congresso de Pesquisa em Educação 2015 – Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão. Rondonópolis, MT, Brasil: Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFMT – Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Resumo(s)Este projeto propõe um aprofundamento cientifico sobre a temática da infância buscando uma discussão que entrelaça as noções de cultura lúdica e mídias no campo da Educação Física. A ênfase recai em analisar o processo de produção das brincadeiras das crianças a partir de uma perspectiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática, em que objetivo principal é conhecer as representações e as práticas motoras das crianças que acontecem na escola a partir das interações estabelecidas com as personagens da mídia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a desenvolver-se com uma turma de crianças, entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, no Brasil. A pesquisa possui um delineamento de cunho etnográfica em razão das circunstancias que os objetivos exigem. A proposta metodológica, com caráter de intervenção e observação participante, terá como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. Pretende-se com esta investigação, contribuir com as pesquisas no campo das ciências humanas e sociais, no sentido de compreender as transformações que ocorrem nas experiências lúdicas infantis, sobretudo as identidades motoras, que as crianças constroem em meio às referencias simbólicas que circulam na cultura midiática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39680
ISSN2179-068X
Versão da editorahttp://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/filesTemp/AnaisConpeduc2015.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância, brincar e cultura.pdf6,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID