Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39680
Título: | Infância, brincar e cultura (lúdica): pesquisa com crianças, mídias e identidades motoras na educação física |
Autor(es): | Oliveira, Evandro Salvador Alves de Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Crianças e mídias Educação Física Identidade Motoras |
Data: | Set-2015 |
Editora: | Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMT) |
Citação: | Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância, brincar e cultura (lúdica): pesquisa com crianças, mídias e identidades motoras na Educação Física. In A.R. K. Ferrarini, F.R.O. Queiroz, S.F.P. Rodrigues & P.A.B. Melo (orgs). CONPEduc - Congresso de Pesquisa em Educação 2015 – Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em questão. Rondonópolis, MT, Brasil: Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFMT – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. |
Resumo(s): | Este projeto propõe um aprofundamento cientifico sobre a temática da infância buscando uma discussão que entrelaça as noções de cultura lúdica e mídias no campo da Educação Física. A ênfase recai em analisar o processo de produção das brincadeiras das crianças a partir de uma perspectiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática, em que objetivo principal é conhecer as representações e as práticas motoras das crianças que acontecem na escola a partir das interações estabelecidas com as personagens da mídia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a desenvolver-se com uma turma de crianças, entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, no Brasil. A pesquisa possui um delineamento de cunho etnográfica em razão das circunstancias que os objetivos exigem. A proposta metodológica, com caráter de intervenção e observação participante, terá como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. Pretende-se com esta investigação, contribuir com as pesquisas no campo das ciências humanas e sociais, no sentido de compreender as transformações que ocorrem nas experiências lúdicas infantis, sobretudo as identidades motoras, que as crianças constroem em meio às referencias simbólicas que circulam na cultura midiática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39680 |
ISSN: | 2179-068X |
Versão da editora: | http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/filesTemp/AnaisConpeduc2015.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância, brincar e cultura.pdf | 6,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |