Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39656

TítuloInfância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de educação física
Autor(es)Oliveira, Evandro Salvador Alves de
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveInfância
Cultura Lúdica
Mídia
Educação Física
DataJun-2015
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
CitaçãoOliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de Educação Física. In P. Pereira, S. Vale & A. Cardoso (org), XI Seminário Internacional Educação Física, Lazer & Saúde – Perspectivas de desenvolvimento num mundo globalizado (pp. 316-322). Porto: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto.
Resumo(s)Este trabalho busca apresentar uma proposta de investigação sobre a temática da infância, propondo uma discussão que entrelaça as noções de cultura lúdica no campo da Educação Física. A ênfase recai em compreender o processo de produção das brincadeiras de crianças a partir de uma perspectiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática e a imaginação. Neste projeto de tese, o objetivo principal é identificar jogos e atividades lúdicas que as crianças constroem em suas interações com as heróis e discurso da mídia, descrever as mudanças nelas ocorridas em função das relações estabelecidas com as personagens que se destacam na cultura midiática, de modo a compreender o processo de produção de suas brincadeiras nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a desenvolver-se com uma turma de crianças, entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, no Brasil. A proposta metodológica é de abordagem etnográfica e com caráter de intervenção, e tem como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. Pretende-se, com esta investigação, contribuir com as pesquisas no campo Educação, sobretudo da Educação Física, no sentido de compreender as transformações que ocorrem na escola e respeito das experiências lúdicas infantis e os significados que as crianças constroem em meio as referências simbólicas que circulam na cultura midiática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39656
ISBN978-972-8969-11-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015.pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID