Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39656
Título: | Infância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de educação física |
Autor(es): | Oliveira, Evandro Salvador Alves de Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Infância Cultura Lúdica Mídia Educação Física |
Data: | Jun-2015 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) |
Citação: | Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015). Infância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de Educação Física. In P. Pereira, S. Vale & A. Cardoso (org), XI Seminário Internacional Educação Física, Lazer & Saúde – Perspectivas de desenvolvimento num mundo globalizado (pp. 316-322). Porto: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto. |
Resumo(s): | Este trabalho busca apresentar uma proposta de investigação sobre a temática da infância, propondo uma discussão que entrelaça as noções de cultura lúdica no campo da Educação Física. A ênfase recai em compreender o processo de produção das brincadeiras de crianças a partir de uma perspectiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática e a imaginação. Neste projeto de tese, o objetivo principal é identificar jogos e atividades lúdicas que as crianças constroem em suas interações com as heróis e discurso da mídia, descrever as mudanças nelas ocorridas em função das relações estabelecidas com as personagens que se destacam na cultura midiática, de modo a compreender o processo de produção de suas brincadeiras nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a desenvolver-se com uma turma de crianças, entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, no Brasil. A proposta metodológica é de abordagem etnográfica e com caráter de intervenção, e tem como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. Pretende-se, com esta investigação, contribuir com as pesquisas no campo Educação, sobretudo da Educação Física, no sentido de compreender as transformações que ocorrem na escola e respeito das experiências lúdicas infantis e os significados que as crianças constroem em meio as referências simbólicas que circulam na cultura midiática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39656 |
ISBN: | 978-972-8969-11-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, E.S.A. & Cunha, A.C. (2015.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |