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dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2016-01-25T11:46:17Z-
dc.date.available2016-01-25T11:46:17Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationZamith-Cruz, J. & Anastácio, Z. (2015). Crianças Referenciadas e em Residências de Acolhimento no Distrito de Braga: risco familiar. In Z. Anastácio (Coord.). Atas do Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, pp. 241-256por
dc.identifier.isbn978-972-8952-37-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39650-
dc.description.abstractPela repercussão de determinadas famílias serem estigmatizadas, considerando-se “disfuncionais” ou “desestruturadas” (Furniss, 1991; Marvasti, 1995), tivemos como objetivos favorecer a identificação de fatores socioculturais (e de estrutura familiar) e discriminar indicadores de mal-estar e risco familiar. Com uma metologia qualitativa, num contexto de investigação-ação (Bryman, 2008; Denzin & Lincoln, 2005), junto de crianças referenciadas para acolhimento institucional foi utilizado por estudantes de ensino superior um guião, para entrevistas individuais, face a face e semiestrutruradas (Harrison, Geddens, & Sharpe, 2006). Selecionamos para a amostra crianças a viverem em Centros de Acolhimento Temporário (CAT), incluindo-se 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Para análise dos dados recolhidos recorremos a metodologias visuais e de análise de discurso (Rose, 2005). Os resultados permitiram-nos identificar crises familiares graves e outras mudanças aludidas constatando-se ser desenhada a “pessoa especial” e uma família (Corman, 1967; Font, 1978). Os diálogos sobre as circunstâncias e atividades do quotidiano, revelaram que o insucesso escolar é uma manifestação de preocupação de quem tenta incentivar os mais novos na procura de amizades, na construção de uma maior autonomia, estabelecendo-lhes limites de conduta e apoio na criação de objetivos e nos seus esforços para dominarem a agressividade.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Projeto CESMEMI (Ref.ª FCT: PTDC/CPE-CED/120404/2010), QREN - COMPETEpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/120404/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAcolhimentopor
dc.subjectRisco familiarpor
dc.titleCrianças referenciadas e em residências de acolhimento no distrito de Braga: risco familiarpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate26 Mar.- 27 Mar. 2015-
oaire.citationStartPage241por
oaire.citationEndPage256por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucionalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucionalpor
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