Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39629

TitleSmile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
Other titlesSmile-kids: an experience of teachers’ education and training in nursery schools
Author(s)Rosário, Rafaela
Mendes, Maria Goreti Silva
Candeias, Analisa
Martins, Fátima
Martins, Cristina
KeywordsEducação
Educadores de infância
Formação
Saúde
Education
Teachers
Training
Health
Issue date2015
JournalMisericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga
CitationRosário, Rafaela; Mendes, Goreti; Candeias, Analisa; Martins, Fátima; Martins, Cristina. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches, Misericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 11, 331-342, 2015.
Abstract(s)O presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas.
This study aims to describe an intervention program, based on the development of teachers’ knowledge and skills related to feeding and nutrition, on growth, development and adherence to new foods early in infancy Teachers from nursery schools (18 total) participated in this intervention program, which occurred between December 2013 and February 2014, accredited by the Minister of Education. Overall, the training workshop was established as a space for reflection, analysis and exploration of issues related to the lifestyles in early childhood in a total of 25 hours of attendance training and 25 hours of implementation in their working context. In the training attendance, we focused in a pedagogy of sharing, display unique perspectives, collaboration and joint initiative. We explored the expectations of the teachers about the training workshop and their representations about nutrition in children. This intervention ended, but with an expected maintenance, because marks were left on all participants. The implications for practice were witnessed by all teachers’ trainees.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39629
ISSN1646‑3188
Other identifiers1646-3188
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID