Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/39377

TitleOrientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
Other titlesMarket orientation and the new product development: a case study
Author(s)Costa, Maria João Pinto da
Advisor(s)Nunes, Manuel L.
KeywordsOrientação para o mercado
Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho organizacional
Medição da orientação para o mercado
Market orientation
New product development
Organizational performance
Market orientation measurement
Issue date2015
Abstract(s)O desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado é uma estratégia potencial que as organizações podem utilizar no atual contexto do mercado. Estes produtos com foco no mercado/cliente são desenvolvidos tendo por base um forte estudo na antecipação do que o cliente moderno deseja, das suas necessidades e da adoção de um comportamento por parte de todos os intervenientes da organização à mudança, capacidade crítica e investigação intensiva, com o propósito de surpreender quem compra o produto. Atualmente são utilizadas abordagens teóricas que ainda apresentam algumas limitações. Estas descrevem metodologias para a orientação para o mercado, ou seja, um método para o processamento constante de informação de valores do mercado atual, que vai alterando através de várias melhorias às características do produto, tornando-o conforme as necessidades do consumidor, desde o seu desenvolvimento. Estas práticas levam ao sucesso na criação de um novo produto. Este projeto de investigação tem como objetivo propor um modelo conceptual para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente, aplicável não só numa pequena-média empresa (PME) de manufatura, mas também noutras organizações. Este modelo foi criado tendo por base uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e nas escalas de medição de orientação para o mercado. O modelo tem como objeto de análise uma PME de manufatura. É possível através de ações simples mudar a mentalidade das organizações e criar um desempenho mais elevado, aumentando a sua competitividade e produzindo novos produtos de excelência, consolidando a sua marca no mercado; apesar de em alguns casos se tornar dispendioso. Assim, o risco de lançamento de um novo produto é reduzido, permitindo por vezes ainda a entrada em novos mercados, que é o caso da empresa em estudo.
The development of market oriented new products is a potential strategy that organizations can use in the current market environment. These products focused on market / customer are developed based on a strong study of the anticipation of what the modern customer wants, its needs and the adoption of a changing behavior by all the organization's stakeholders, judgment and intensive research, in order to surprise those who purchase the product. Currently theoretical approaches that still have some limitations are used. These theories describe market orientation methods, i.e. a method for the continuous processing of the current market information, which will change through various improvements to product characteristics, making it according to the consumer needs since their development. Such practices lead to success in creating a new product. This research project aims to propose a conceptual model for the development of market/customer oriented new products in a manufacturing SMEs. This model was created based on literature review of the matters at issues and on the market orientation measurement scales. The model is analyzed in a manufacturing SMEs. It is possible through simple actions to change the mentality of organizations and create a higher performance, increasing its competitiveness and producing new products of excellence, consolidating its brand in the market; although in some cases becoming costly. Thus, the launch of a new product risk is reduced, allowing occasionally even the entry into new markets, which is the studied company case.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39377
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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