Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39327
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Lurdes Castro | por |
dc.contributor.advisor | Cruz, Gilson Vargas do Rosário Santos | por |
dc.contributor.author | Novais, Cláudia Gonçalves Pinto Pacheco de | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-11T12:28:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39327 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado de Economia Industrial e da Empresa | por |
dc.description.abstract | O transporte marítimo tem aumentado significativamente ao longo dos anos, tornandose necessário melhorar as condições em que as atividades portuárias são desenvolvidas. Cabo Verde tem acompanhado esta evolução, tornando-se essencial que as suas condições de prestação de serviços portuários se adaptem a realidade atual de forma a poder competir no mercado internacional. Tendo em vista o cenário atual do setor portuário, torna-se essencial o estudo dos vários modelos de gestão portuária existentes de forma a ver qual melhor se adapta as características de determinado porto. Por isso ao longo deste Relatório serão analisadas reformas portuárias já efetuadas por forma a tirar alusões das possíveis consequências da adaptação de um determinado modelo. O presente trabalho pretende analisar a eficiência no curto e longo prazo com que a atividade portuária é desenvolvida em Cabo Verde, através da identificação de indicadores de desempenho que nos permitam analisar a produtividade dos portos de Cabo Verde e compará-los com os seus concorrentes africanos. | por |
dc.description.abstract | Maritime transport has increased significantly over the years, making it necessary to improve the conditions under which port activities are developed. Cape Verde has followed this evolution, making it essential that the conditions for the provision of port services to adapt to the current reality in order to be able to compete in the international market. Given the current scenario of the port sector, it is essential the study of the various existing models of port management in order to see which best fits the characteristics of a particular port. So throughout this Report will be analyzed the port reforms already made in order to take hints of the possible consequences of adapting a particular model. This paper aims to analyze the short and long term efficiency with which port activity is developed in Cape Verde, through performance indicators identification that allow us to analyze the productivity of Cape Verde ports and compare them with their African competitors. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | eficiência, | por |
dc.subject | Curto prazo | por |
dc.subject | Longo prazo | por |
dc.subject | Indicadores de desempenho | por |
dc.subject | Efficiency | por |
dc.subject | Short run | por |
dc.subject | Long run | por |
dc.subject | Performance indicators | por |
dc.subject | Ports | por |
dc.subject | Productivity | por |
dc.subject | portos | - |
dc.subject | produtividade | - |
dc.title | As infraestruturas portuárias em Cabo Verde: eficiência no curto e no longo prazo | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.identifier.tid | 201066653 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
dc.subject.jel | L21 | por |
dc.subject.jel | L25 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Gonçalves Pinto Pacheco de Novais.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |