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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, J. A.por
dc.contributor.authorRemoaldo, Paula Cristina Almeidapor
dc.contributor.authorSilva, Lígia Torrespor
dc.date.accessioned2015-12-23T17:26:48Z-
dc.date.available2015-12-23T17:26:48Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.citationAlves J. A., Remoaldo P. C., Silva L. T. Marketing socioambiental: o estudo de caso da participação popular em áreas de alta densidade de postes e linhas de alta tensão em Portugal, XIII Convención Anual y Simposio Internacional Red Iberoamericana de Mercadotecnia em Salud, pp. 89-106, 2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39160-
dc.description.abstractO presente artigo centra-se na análise do marketing socioambiental, promovido por empresas do setor energético, bem como o papel da sociedade civil, por intermédio, dos movimentos populares de reivindicação, contra os postes e linhas de alta e muito alta tensão em áreas residenciais na União Europeia e, especificamente, em Portugal. O processo de urbanização crescente e o modo de vida urbano desenfreado acarretaram mudanças substanciais no tecido urbano, sobretudo, no que diz respeito ao avanço das linhas aéreas de energia elétrica. Desde a década de 1960, uma série de estudos foram desenvolvidos sobre os efeitos destas infraestruturas tecnológicas em áreas residenciais. Apesar do intenso debate ainda não existem resultados consensuais quanto à sua influência na saúde das populações. Não obstante, diversos organismos internacionais, tais como, a Organização Mundia l de Saúde (OMS) e a Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não - Ionizante (ICNIRP), já estabeleceram parâmetros de precaução, a partir da fixação de valores de exposição, tanto em termos ocupacionais , quanto para a população. Neste sentido, objetiva-se com a presente comunicação analisar o papel do marketing socioambiental, a partir da participação popular, dos movimentos internacionais e nacionais contra a alta tensão, sobretudo em Portugal. A pesquisa centrou-se numa abordagem qualitativa de fontes secundárias de dois blogues e cinco jornais nacionais que apresentavam notícias sobre a constituição e as manifestações realizadas pelo Movimento Nacional Contra Linhas de Alta Tensão em Zonas Habitadas. Este Movimento teve a sua origem no Sul de Portugal e difundiu-se por todo o país recrutando indivíduos preocupados com a instalação das novas e das já existentes linhas aéreas de energia elétrica. O Movimento ganhou força a nível nacional com o apoio de partidos políticos. Também foi realizado trabalho de campo em junho de 2014.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGreen Marketingpor
dc.subjectMarketing Socioambientalpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleMarketing socioambiental: o estudo de caso da participação popular em áreas de alta densidade de postes e linhas de alta tensão em Portugalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rimseventosacademicos.files.wordpress.com/2015/10/libro-rims2015-final.pdfpor
dc.commentshttp://ctac.uminho.pt/node/2150por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate27 Mai. - 29 Mai. 2015por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage89por
oaire.citationEndPage106por
oaire.citationConferencePlaceVillahermosa, Méxicopor
oaire.citationTitleXIII Convención Anual y Simposio Internacional Red Iberoamericana de Mercadotecnia en Salud “Mercadotecnia al servicio de la salud”por
dc.date.updated2015-11-17T16:22:59Z-
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
sdum.conferencePublicationXIII Convención Anual y Simposio Internacional Red Iberoamericana de Mercadotecnia en Salud “Mercadotecnia al servicio de la salud”por
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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