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TitleA construção de um currículo de project-based learning: o currículo ideal e o currículo formal
Other titlesMaking a project-based learning curriculum: the curriculum and the ideal formal curriculum
Author(s)Neto, Octavio Mattasoglio
Lima, Rui M.
Mesquita, Diana
KeywordsProject based learning
Reforma curricular
Educação em Engenharia
Concepções de gestores
Project-based learning
Curriculum development
Engineering education
Managers’ conception
Issue date2015
PublisherAssociação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE)
CitationNeto, O. M., Lima, R. M., & Mesquita, D. (2015, 08-11/09/2015). A construção de um currículo de project-based learning: o currículo ideal e o currículo formal. Paper presented at the COBENGE 2015 - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, São Bernardo do Campo, Brasil, 143451.143451-143410.
Abstract(s)O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise das concepções de dois protagonistas de uma reforma curricular que está sendo implementada numa escola de engenharia. A principal característica do novo currículo é o uso de projetos e oficinas como atividades complementares a serem realizadas pelos estudantes. As atividades complementares acontecerão em paralelo ao trabalho realizado nas disciplinas sem que haja uma relação de interdisciplinaridade. O novo currículo está sendo implantado desde fevereiro de 2015. Segundo Pacheco (2005) há dois momentos, dentre outros, no processo de mudança curricular, o currículo “ideal”, determinado por dimensões epistemológica, política, econômica, ideológica, técnica, estética, e histórica e, que recebe influência direta daquele que idealiza e cria o novo currículo e, o currículo “formal” que se traduz na prática implementada na escola. São essas duas etapas estudadas nesta pesquisa. Para isso serão considerados como fontes de dados dois protagonistas, um mais ligado à concepção do currículo e outro da sua implementação, a partir dos quais se busca compreender as motivações, crenças e percepções que, por sua vez, determinam a reforma curricular. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como técnica de pesquisa, com o propósito de se entender a gênese da proposta e as mudanças entre essas duas etapas. Os dados revelam que mudanças aconteceram desde a idealização até a formalização do currículo, motivadas por demandas do processo de implementação, revela ainda diferenças na visão de currículo e a motivação para romper com padrões na formação de engenheiros no Brasil.
The aim of this paper is to present the results, from point of view of the two protagonists, of a curricular reform, which is being implemented in an engineering school, . The main feature of this new curriculum is the use of projects and workshops as complementary activities to be performed by students. These complementary activities will take place beside the work done in the disciplines of the course without an interdisciplinary relationship. The new curriculum is being implemented since February 2015. According to Pacheco (2005) there are two steps, among others, set in the curricular change process, the curriculum "ideal", given by epistemological dimensions, political, economic, ideological, technical, aesthetic, and historical and receiving direct influence of one who idealizes the new curriculum and, the 'formal' curriculum which translates in practice implemented in the school. These are the two steps studied in this research. For it shall be deemed as data sources, two main protagonists of the curricular change, one of them that brought the first ideas about the curriculum and other one, who has been responsible of its implementation. From these participants, it’s trying to understand the motivations, beliefs and perceptions that, in turn, determine the curricular reform. Semi-structured interviews were used as research technique in order to understand the genesis of the proposal and the changes between these two steps. The data shows that changes have taken place from ideation to the formalization of the curriculum, motivated by demands of the implementation process. It also shows differences on curricular point of view and the motivation to break with patterns in the training of engineers in Brazil.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/39121
ISSN2175–957X
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

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