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TítuloModelação de aplicações hipermedia: uma abordagem
Autor(es)Baptista, Ana Alice
Palavras-chaveHypermedia
Multimedia
Representação do conhecimento
Modelação
Metodologia
Paradigma Orientado ao Objecto
Data1994
Resumo(s)Desde sempre se assistiu à necessidade de planear as tarefas a desenvolver. Mesmo as mais simples exigem que se faça algum raciocínio prévio sobre o processo de as executar da forma mais rápida e menos trabalhosa. Para as tarefas mais complicadas, ou que sem serem complicadas implicam um grande volume de informação, já é necessário um planeamento mais cuidado e preciso, registando todos os passos que se forem dando no sentido da resolução do problema: vai ser necessário representar, de alguma forma, o conhecimento dentro do universo do problema. Se para várias áreas, dentro da informática, já existem várias técnicas de representação do conhecimento, para a área dos sistemas hipermedia isso ainda não se verifica: das poucas que existem, a maioria ainda está sob investigação. Mais ainda: uma vez que hipermedia e multimedia exigem, por si só, uma grande interdisciplinaridade, as técnicas de representação do conhecimento devem ser o mais universais possível de modo a que possam ser usadas não só pelos informáticos, mas por todos os elementos da equipa de desenvolvimento da aplicação em causa. Esta tese centra-se no desenvolvimento de uma técnica de representação do conhecimento para aplicações hipermedia tendo em conta as necessidades de uma equipa pluridisciplinar destinada à concepção deste tipo de aplicações. Além disso, são fornecidas as principais linhas de orientação para a sua execução. Para o desenvolvimento deste trabalho tomou-se como base alguns dos conceitos fundamentais do paradigma orientado ao objecto tendo em conta que este está a ser cada vez mais utilizado como base dos sistemas autor hipennedia.
The act of planning tasks has always been a critical requirements need through the time. Even the simpler tasks demand some intuitive planning in order to be executed faster and hardless. However, more complex ones, or those ones that deal with large volumes of data, have to be planned much more carefully and precisely way, writing down all the steps carried out to solve the problem: the knowledge within the problem's universe has to be represented some way. If it is true that for several areas in computer science there are already many knowledge representation techniques, for hypermedia this isn't yet a reality: they are few and most of them are still under research. Moreover, once that hypermedia and multimedia demand, on their own, a great interchange of skills between specialists, the language they use to communicate with each other has to be as universal as it can be, in order to be used not only by computer science specialists, but by all members of the application development team. This thesis is centred in a knowledge representation technique to hypermedia applications developed on the belief that the needs of such a team are of crucial importance. Additionally, are provided some guidelines regarding its execution. Once that hypermedia authoring tools are increasingly supporting features based on the object oriented paradigm, this has also been used as a basis to the development of this approach.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/389
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis)

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