Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/38876

TitleModelo de conhecimento para intermediários de inovação com Crowdsourcing
Other titlesKnowledge model for Crowdsourcing innovation intermediaries
Author(s)Silva, Cândida Elisa Pereira da
Advisor(s)Ramos, Isabel
Issue date20-Jul-2015
Abstract(s)A inovação é reconhecida pelos académicos e profissionais como essencial para potenciar a competitividade das organizações e fomentar o seu crescimento. A globalização, os desenvolvimentos da Internet e das tecnologias, em particular da Web 2.0, e a proliferação da sua utilização pela sociedade, tem criado novas formas de comunicação e interação entre os indivíduos. Estes indivíduos passaram a ter um papel mais ativo na rede global, deixando de ser meros consumidores de informação para serem também produtores. Assim, a inovação está cada vez mais fora das fronteiras da organização. O desenvolvimento da Web 2.0, particularmente da sua componente colaborativa, impulsionou o surgimento do fenómeno de crowdsourcing. Este é um fenómeno essencialmente social e organizacional em diversas dimensões, sendo que este trabalho foca o crowdsourcing para a inovação das organizações, concretamente na intermediação da inovação recorrendo a plataformas de crowdsourcing. Apesar de nos últimos anos terem surgido alguns intermediadores de inovação com crowdsourcing, os estudos deste tipo de intermediários ainda são reduzidos e não contemplam todo o processo de criação e captura de valor pelas organizações clientes. Assim, o principal objetivo deste projeto de doutoramento é compreender o fenómeno do crowdsourcing para a inovação e perceber como este pode ser um meio para potenciar a inovação nas organizações. Para responder a este propósito, foram desenvolvidos dois estudos, um teórico e outro empírico, orientados pelo método de investigação Grounded Theory, que cobriram as áreas do crowdsourcing innovation, da inovação aberta e da intermediação de inovação e tecnologia. Destes estudos emergiu um modelo de conhecimento para um intermediário de inovação com crowdsourcing, o principal resultado deste trabalho. O modelo integra três componentes de captura e criação de valor que um intermediário de inovação deve conter para potenciar e melhorar a capacidade de inovação dos clientes, nomeadamente, facilitar: a colaboração entre organizações, a ligação da organização ao ambiente externo, e viabilização de serviços de mediação.
Innovation is recognized by academics and practitioners as essential to enhance the competitiveness of organizations and foster their growth. Globalization, the Internet and technologies developments, particularly of Web 2.0, and the proliferation of its use by society, have created new forms of communication and interaction between individuals. These individuals become more active in the global network, they stop being mere consumers of information to be also creators. Thus, innovation is increasingly beyond organizational boundaries. The development of Web 2.0, particularly its collaborative component, boosted the emergence of crowdsourcing phenomenon. This is essentially a social and organizational phenomenon in several dimensions. This work focuses on crowdsourcing for the innovation of organizations, specifically in the intermediation of innovation using crowdsourcing platforms. Although, in the recent years, some crowdsourcing innovation intermediaries have emerged, the studies of this type of intermediaries are still restricted and do not cover the whole process of value creation and value capture by organizations. Thus, the main objective of this project is to understand the phenomenon of crowdsourcing for innovation and realize how this can be a path to enhance innovation in organizations. To meet this purpose, was developed two studies, one theoretical and other empirical, conducted by the Grounded Theory research method, which covered the areas of crowdsourcing innovation, open innovation and intermediation of innovation and technology. From these studies has emerged a model of knowledge for crowdsourcing innovation intermediaries, which are the main result of this work. The model integrates three components of value capture and creation that an innovation intermediary should have to enhance and improve organization innovation capacity: facilitate collaboration between organizations, linking the organization to the external environment, and enabling mediation services.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38876
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cândida Elisa Pereira da Silva.pdf5,43 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID