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https://hdl.handle.net/1822/38424
Title: | Para uma semiótica da luz. Da visão mítica aos regimes escópicos da contemporaneidade |
Author(s): | Pinto, Sílvia Joana Passos Simas Moreira |
Advisor(s): | Martins, Moisés de Lemos Oliveira, Madalena |
Issue date: | 1-Jun-2015 |
Abstract(s): | Partindo do pressuposto de que os historiadores de arte têm dedicado pouca atenção ao
papel desempenhado pela luz no mundo visível e invisível, em detrimento do espaço e
da perspetiva (Gombrich, Sedlmayer, Levi), este projeto pretende atualizar esta
temática, não apenas intervindo em movimentos artísticos que privilegiaram a luz em
relação ao espaço e à perspetiva, mas também percorrendo espaços e conceitos de uma
ampla gama histórica e disciplinar que nos permitam contribuir para um novo olhar
sobre a luz na arte, na comunicação e na cultura.
No princípio da semiótica da luz, Deus é luz. A partir de Descartes e da secularização da
cultura, a luz passa a identificar-se com a razão. Com António Damásio (2000), a luz
torna-se a metáfora para os processos cognitivos da consciência – uma revelação
progressiva da existência. Em função destes pressupostos, a questão a que tentamos
responder é: “De que forma a arte foi tornando visível o invisível, seja este o sagrado, a
razão ou a consciência da própria visualidade?”.
A metodologia de investigação que adotamos baseia-se, fundamentalmente, na análise
de textos sobre as diferentes conceções do tema e no levantamento das manifestações
artísticas e culturais correspondentes aos três momentos de rutura, que entendemos
chave, na história da luz: [1] a luz divina [2], a razão como luz [3], a luz como metáfora
da consciência. Em síntese, este projeto relaciona diferentes perceções de luz da nossa
cultura visual com diferentes conceções de luz, aplicando diferentes lentes: da teologia
medieval às recentes descobertas da Neurociência, da Antropologia à Psicanálise,
invocando ainda, para além da Semiótica Social, enquanto instrumento de análise, a
História & Crítica da Arte, a Estética e naturalmente, as Ciências da Comunicação.
A arte mostra-nos como diferentes são as formas, os âmbitos e as estratégias em que a
luz, ora se esconde, ora se manifesta. Dos templos do sol às catedrais góticas; das
medievais auréolas dos santos ao alto contraste criado por Caravaggio; da fotografia à
“arte-luz” (Perreault, 1971; Böhme, 1983; Virilio, 2005), torna-se claro como a
diferentes perceções de luz correspondem diferentes conceções de luz, isto é, distintas
semióticas. Esperamos, com esta tese de doutoramento, trazer à luz os momentos de
descontinuidade da história da visão e da luz, que compõem um conjunto específico de
obras, desenhando uma trajetória possível. Assuming that historical art has devoted little attention to the role played by light in visible and invisible world, in favour to space and perspective (Gombrich, Sedlmayer, Levin), this project aims to update this issue, not only by making an intervention into art historiographies that privilege light over space and perspective, but also covering spaces and concepts from a broad historical and disciplinary range that allow us to contribute to a new perspective on light in art, communication and culture. In the beginning of semiotics of light, God is the Light. From Descartes and secularization, light begins to identify with reason. For Damásio (2000), light becomes the metaphor used for the cognitive processes of consciousness, a progressive revelation of existence. Based on these premises, the question we put is: “How arte had made visible the invisible, whether it refers to the sacred, to reason or the consciousness of visuality itself?” The research methodology is primarily based on text analysis concerning different conceptions of the topic, on one hand, and mapping the artistic and cultural events corresponding to the three moments of rupture we understand key in history of light, on the other hand: [1] divine light [2], light as reason [3], and light as a metaphor of consciousness. In summary, this project relates different perceptions of light in visual culture with different conceptions of light, applying to different lenses: from the medieval theologians to recent discoveries in Neuroscience, Anthropology and Psychoanalysis, further invoking, beyond Social Semiotics as an analyses instrument, History & Critic of Art, Aesthetics and of course, Communication Sciences. The history of perception shows us how different are the shapes, the areas and the strategies when light sometimes manifests and other times hides itself. From the temples of the sun to gothic cathedrals, from the halos of medieval saints to the high contrast created by Caravaggio, from photography to ‘art-light’ (Perreault, 1971; Böhme, 1983; Virilio, 2005), it becomes clear how different perceptions of light concern different conceptions of light, which leads to distinct semiotics. We hope with this PhD dissertation to shed light into discontinuities in history of light and vision that make up a specific set of works, outlining a possible path. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38424 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
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