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TítuloAs perceções das famílias de crianças com necessidades especiais sobre os benefícios da intervenção precoce: um estudo qualitativo com famílias de Braga
Outro(s) título(s)The perceptions of families of children with special Needs on the benefits of early intervention: a qualitative study in Braga
Autor(es)Pego, Carla Maria da Silva Mota
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveCrianças com necessidades especiais
Intervenção precoce
Práticas centradas na família
Capacitação
Empoderamento
Children with special needs
Early intervention
Family centered practice
Enabling
Empowerment
Data2014
Resumo(s)Uma vez que a aplicação do Decreto-Lei nº 281/2009 de 6 de outubro ainda é relativamente recente em Portugal e em particular no distrito de Braga, o presente estudo teve como principal objetivo, ouvir, compreender e analisar as perceções de famílias de crianças com Necessidades Especiais, acompanhadas por uma equipa de Intervenção Precoce, sobre os benefícios desta intervenção na nova moldura legal, que preconiza de uma forma clara o modelo das Práticas Centradas na Família. Utilizamos neste estudo uma metodologia de cariz qualitativo – Estudo de Caso. O nosso grupo de participantes foi constituído por quatro famílias acompanhadas há mais de seis meses por uma equipa de Intervenção Precoce a operar no distrito de Braga. Como instrumentos de recolha de dados, optámos pela aplicação de uma entrevista semiestruturada e de um instrumento de Avaliação das Práticas Centradas na Família - Escala das Práticas Centradas na Família de Dunst & Trivette. Embora este estudo não pretenda ser representativo, foi possível concluir que as famílias acompanhadas percecionam espontaneamente alguns dos benefícios da Intervenção Precoce referidos na literatura, nomeadamente: a) os pais reconhecem que os primeiros contactos com os profissionais da Intervenção Precoce promovem uma relação de confiança e parceria; b) os pais percecionam os apoios na dimensão ecológica, emocional, informativa e material; c) os pais identificam-se como pessoas mais capacitados e empoderados para lidar com as necessidades especiais da sua criança; d) os pais percecionam as competências ao nível técnico, relacional e comunicacional dos profissionais de Intervenção Precoce. Concluímos que os princípios das Práticas Centradas na Família estão disseminados e estão a ser adotados pelos profissionais da Intervenção Precoce deste distrito. As famílias por eles acompanhadas percecionam a aplicação desses princípios e os benefícios da intervenção.
Since the application of the Portuguese Law nº 281/2009 of October 6 is still relatively recent in Portugal, and in particular in the Braga district, this study aimed to listen to, understand and analyze the perceptions of families of children with Special Needs, that were being followed by a team of Early Intervention, over the benefits that arise from this intervention, within the new legal framework which calls for a clear Family-Centered Practice model. In this study we used a qualitative methodology - a Case Study. Our group of participants was composed of four families that were being followed by an Early Intervention team, for over six months, in the Braga district. To collect the data, we chose to apply a semi-structured interview and a Family- Centered Practices evaluation tool - Dunst & Trivette Family-Centered Practices Scale. Although this study does not intend to be representative, we were able to conclude that families in Early Intervention programs spontaneously acknowledge some of the benefits of Early Intervention mentioned in the literature, namely: a) parents acknowledge that the first contacts with Early Intervention professionals promote a trust and partnership relationship; b) parents acknowledge ecological, emotional, information and material benefits; c) parents identify themselves as more capable and empowered individuals to deal with the special needs of their child; d) parents acknowledge the technical, relational and communicational of the Early Intervention professionals. We conclude that the Family-Centered Practice principles are widespread and are adopted by Early Intervention professionals in this district. The families that are being followed acknowledge the application of these principles and the underlying benefits.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38415
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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