Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38404

TítuloO jogo como potencializador da motivação para a aprendizagem: (des)envolvimento(s) através de um projeto curricular integrado
Autor(es)Rocha, Cristina Andreia Ferreira da
Orientador(es)Silva, Carlos M.
Palavras-chaveJogo
Motivação
Ensino e aprendizagem
Prática pedagógica
Projeto curricular integrado
Games
Motivation
Teaching and learning
Practicum
Integrated curriculum project
Data2015
Resumo(s)O presente relatório apresenta o projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido com um grupo de crianças do 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo da Prática de Ensino Supervisionado II. O objetivo principal do trabalho desenvolvido é aferir a influência que o jogo tem, como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, enquanto promotor da motivação. Com este propósito, procuramos perceber o impacto causado pelo jogo naquele grupo de alunos, qual o efeito provocado na motivação das crianças e na aprendizagem e, de forma geral, a importância que pode ser dada ao jogo na prática pedagógica. Neste sentido, optou-se pela abordagem metodológica de investigação-ação de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, complementada com os registos do professor (notas de campo), as produções/documentações das crianças e, também, com os registos fotográficos e áudio. Diversos autores reconhecem que o jogo constrói e aperfeiçoa gradualmente as estruturas mentais das crianças e desenvolve as suas competências para a aprendizagem, ou seja, desempenha um papel e um lugar especial no processo de ensino. Em termos globais, não obstante as dificuldades encontradas, este trabalho permitiu-nos constatar que o recurso ao jogo como ferramenta pedagógica originou que as crianças tivessem uma aprendizagem mais significativa, ficando patente a sua importância como potencializador da motivação para a aprendizagem.
This report presents the research project and educational intervention developed with a group of children from 1st grade, along the Supervised Teaching Practice II. The main purpose of our study is to assess the influence of games, as a pedagogical tool, in the teaching and learning process, and if the use of games can actually increase motivation to learn. To this end, we studied the impact of games on that group of students, the effect caused on their motivation to learn and in their learning process and, in the end, the importance that games deserve in pedagogical practice. In this sense, we selected the qualitative methodological approach of investigation action, with the primary data collection instrument of participant observation, complemented with the teacher records (field notes) and children´s productions / documentation and also with photographic and audio records. Several authors recognize that the use of games builds and gradually perfects the mental structures of children and develops their learning skills. Also as a promoter of motivation, games play a special role in the teaching process. Overall, despite the difficulties encountered, this study allowed us to confirm that the use of games as a pedagogical tool originates a more meaningful learning. It also showed that it increases the motivation for learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38404
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Relatório-de-estágio-FINAL Andreia.pdf
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