Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38396

TítuloPráticas centradas na família: um estudo de caso do Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana da Universidade Católica de Valência
Outro(s) título(s)Family-centered practice: a case study of the Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana of Catholic University of Valencia
Prácticas centradas en la familia: un estudio de caso del Centro de Atención Infantil Temprana Educación y de la Universidad Católica de Valencia
Autor(es)Ferreira, Daniela Alexandra Rodrigues
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Canãdas, Margarita
Data2014
Resumo(s)Durante muitos anos o interesse pelos contextos naturais como fonte de oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tem sido alvo de muitos estudos que demonstram a sua eficácia e importância. Este trabalho foi realizado no âmbito de um estágio Erasmus no Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana L’Alquería, em Valência, Espanha, sendo um centro cuja equipa de profissionais adota na intervenção com crianças e famílias o Modelo de Práticas Centradas na Família em contextos naturais. Pretende-se assim conhecer o nível de participação das famílias no processo de Intervenção Precoce (IP), tendo em conta a colaboração com outros recursos e serviços e a planificação de intervenções funcionais, de forma a perceber se as práticas implementadas correspondem às práticas atualmente recomendadas em IP, as quais se baseiam na evidência científica e empírica. Este estudo constitui a análise da FOCAS - Family Orientacion of Community and Agency Services, versão para profissionais e versão para famílias, traduzidas e adaptadas para este estudo, da Encuesta de Satisfacción das famílias e uma entrevista semi-estruturada desenvolvida especificamente para este estudo. Entre os resultados destaca-se a satisfação demonstrada pelas famílias, definindo a IP como uma ajuda para melhorar a sua qualidade de vida. Como indicadores dessa satisfação fazem referência ao seu nível de participação durante todo o processo, à relação que estabelecem com os profissionais, ao respeito que estes mostram pelos seus interesses e prioridades e à importância das visitas domiciliárias como oportunidade para estabelecer estratégias nas suas rotinas diárias e assim favorecer o desenvolvimento dos seus filhos.
For many years the interest in natural contexts as a source of opportunities for the development and learning of children has been the subject of many studies that demonstrate its effectiveness and relevance. This study was conducted under an Erasmus internship at the Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana L'Alquería in Valencia, Spain, being a center whose professional team performs an intervention with children and families according to the Model of Family Centered Practice and natural environments. The purpose of this research is to know the level of participation of families in the process of Early Intervention, taking into account the collaboration with other resources and services and the planning of functional interventions, in order to understand whether the practices implemented correspond to the practices currently recommended in Early Intervention, which are based on scientific and empirical evidence. This study constitutes the analysis of FOCAS - Family Orientation of Community Agency Services, version for professionals and for families, translated and adapted for this study, the Survey of Family Satisfaction, and a semi-structured interview developed specifically for this study. Among the results we highlight the satisfaction showed by families that define Early Intervention as an aid to improve their quality of life. The satisfaction indicators point to their level of participation throughout the process, the relationship established with the professionals, the respect they show for their interests and priorities and the importance of home visits as an opportunity to establish strategies in their daily routines and thus promote the development of their children.
Durante muchos años, el interés en el contexto natural como una fuente de oportunidades para el desarrollo y aprendizaje de los niños ha sido el foco de muchos estudios que demuestran su importancia. Este trabajo se realizó bajo el programa Erasmus Placements en el Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana L'Alquería, en Valencia, España, cuyo equipo de profesionales adquiere la intervención con niños y familias del Modelo de Prácticas centradas en la familia en contextos naturales. La finalidad de esta investigación es conocer el nivel de participación de las familias en el proceso de Atención Temprana, teniendo en cuenta la colaboración con otros recursos y servicios y la planificación de intervenciones funcionales, con el fin de entender si las prácticas implementadas corresponden a la prácticas actualmente recomendadas en Atención Temprana, que se basan en la evidencia científica y empírica. Este estudio constituye el análisis de la FOCAS - Orientación Familiar de Servicios Comunitarios y de Apoyo, versión profesionales y versión para familias, traducidas y adaptadas para este estudio, una Encuesta de Satisfacción, y una entrevista semi-estructurada desarrollada específicamente para este estudio. Entre los resultados se destaca la satisfacción de las familias, que definen la Atención Temprana como una ayuda para mejorar su calidad de vida. Como indicadores de satisfacción apuntan para su nivel de participación en todo el proceso, la relación que establecen con los profesionales, el respeto que muestran por sus intereses y prioridades y la importancia de las visitas domiciliarias como una oportunidad para establecer estrategias en sus rutinas diarias y así promover el desarrollo de sus hijos.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38396
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Alexandra Rodrigues Ferreira.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID