Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38332
Título: | Melhorar a interação entre pares no jardim-de-infância |
Autor(es): | Machado, Filipa Manuela Macedo |
Orientador(es): | Vieira, Fátima |
Palavras-chave: | Educação pré-Escolar Interação entre pares Resolução de conflitos Preschool education Peer interaction Conflict resolution |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
e tem como objetivo descrever o meu Projeto de Intervenção Pedagógica realizado em contexto
de jardim-de-infância.
Este projeto de intervenção pedagógica iniciou-se numa sala de jardim-de-infância, com
crianças de 3 anos, após a observação de vários incidentes críticos envolvendo conflitos entre
crianças, o uso de estratégias impulsivas e a intervenção dos adultos na resolução dos mesmos.
A observação destas situações determinou a temática do projeto a desenvolver e o seu
enquadramento na área curricular de Formação Pessoal e Social. Deste modo, a intervenção
realizada em contexto de educação pré-escolar pretendeu melhorar as competências de
interação social entre as crianças e estimular a sua autonomia na resolução de conflitos.
A intervenção desenvolvida permite afirmar a importância de favorecer a aprendizagem
de competências de interação social entre pares em contextos de educação pré-escolar. This report is part of the course Supervised Teaching Practice I and II, for Master in Pre- School Education and Teaching for the 1st cycle of Basic Education and aims to describe my carried Educational Intervention Project in the context of a kindergarten. This pedagogical intervention project began in a kindergarten for children, with three years old, after watching several critical incidents involving conflicts between children and the use of impulsive strategies and the involvement of adults in solving them. By observing these situations it was determined the design theme to develop and its environment in curricular area of personal and social education. Thus, the intervention carried out in the context of preschool education aims to improve the skills of social interaction among children and encourage their autonomy in conflict resolution. The developed intervention allows us to affirm the importance of encouraging the learning skills of social interaction among peers in preschool education contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38332 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatóriuo de Estágio_Filipa Machado_2015.pdf Acesso restrito! | 749,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |