Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38285

TítuloConstruir uma comunidade de aprendizagem: a aprendizagem cooperativa de conteúdos multimédia fomentada por um ambiente promotor da valorização do conhecimento
Outro(s) título(s)Building a learning community: cooperative learning of multimedia contents fostered by an environment which promotes the appreciation of knowledge
Autor(es)Torres, Paulo Alexandre Fernandes Martins
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Data2015
Resumo(s)O presente relatório constitui-se como um requisito do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho, inserido no âmbito do Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada, e enquadrado no Estágio Profissional do 2.º ano deste mestrado. Neste estudo procura-se enquadrar a temática das Comunidades de Aprendizagem no seio da sala de aula, como base metodológica de uma intervenção reflexiva no contexto de Escola. Numa sociedade cada vez mais exigente, procuram-se novos métodos de ensino que sejam catalisadores de processos de ensino/aprendizagem mais enriquecedores para os alunos e para os professores. Tendo por base uma componente social bem demarcada, as Comunidades de Aprendizagem constituem hoje em dia uma abordagem ao ensino que reflete todas as exigências de uma sociedade cada vez mais globalizada e complexa. É importante que as novas gerações tenham contacto com realidades de ensino que se constituam como inovadoras e devidamente enquadradas com as exigências do mercado de trabalho. As Comunidades de Aprendizagem são extremamente exigentes ao nível de recursos, como por exemplo, tempo e dedicação por parte do professor e dos alunos, e a sua implementação é muitas vezes marcada por frustrações e desalentos. No entanto, quando todas as condições para a sua implementação são devidamente reunidas, os resultados podem ser excelentes. Neste estudo procurou-se, de uma forma coerente, avaliar a exequibilidade da constituição de uma Comunidade de Aprendizagem, mediante certos constrangimentos, chegando-se à conclusão que se trata de uma abordagem ao ensino plena de vantagens, e, certamente, adequada aos dias de hoje.
The present report constitutes a prerequisite of the study plan of the Master’s Degree in Computer Science Teaching from University of Minho, inserted under the Supervised Pedagogical Intervention Plan, and framed in the Professional Internship’s 2nd year of this master. This study attempts to frame the theme of Learning Communities in the classroom, as a methodological base of a reflexive intervention in the context of the School. In an ever demanding society, new methods of teaching are quested which can catalyze even more enriching teaching/learning processes to the students and to the teachers. Having as a base a well demarcated social component, the Learning Communities constitute today an approach to teaching which reflects every demand of a society that is more globalized and complex. It is important that the new generations can have a contact with new teaching realities which constitute themselves as innovative and properly framed within the labor market demands. The Learning Communities are extremely demanding at the level of the resources, as an example, time and dedication on the part of the professor and the pupils, and its implementation is often marked by frustrations and discouragements. On the other hand, when all the conditions for its implementation are properly united, the results can be excellent. This study tries, in a coherent form, evaluate the practicability of the constitution of a Learning Community, by certain constraints, arriving to the conclusion that it is an approach to teaching full of advantages, and by all means, suitable to the present days.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38285
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Alexandre Fernandes Martins Torres.pdf
Acesso restrito!
9,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID