Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38198
Título: | A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita |
Outro(s) título(s): | The use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writing |
Autor(es): | Martins, Maria de Lurdes Henriques |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da Cea Álvarez, Ana María |
Palavras-chave: | Espanhol língua estrangeira (ELE) Tecnologias de informação e comunicação (TIC) Internet Expressão escrita Ensino - aprendizagem Educação Redes sociais Motivação Spanish as a foreign language Information and communication technologies (ICT) Writing Teaching and learning process Education Social networks Motivation |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este relatório, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos
Básico e Secundário, tem como objetivo apresentar o processo de implementação do projeto
denominado “A utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem: potencialidades da
Internet na promoção da expressão escrita” que decorreu no contexto específico de uma turma
do 11º ano de escolaridade de uma escola de Braga.
Nem sempre uma folha de papel em branco e uma caneta são capazes de motivar os
alunos, reconhecidamente nativos digitais, para a prática da escrita. Portanto, consideramos
importante fomentar a prática da expressão escrita, explorando as potencialidades exponenciais
que as tecnologias de informação e comunicação e, concretamente, a Internet nos podem
proporcionar nesta tarefa tão complexa como estimulante. Neste percurso, destacamos o
desenvolvimento da competência comunicativa pelo envolvimento dos alunos em contextos reais
de comunicação, capazes de os aproximar da língua espanhola e da cultura que esta veicula.
Um exemplo que demonstra a eficácia desta abordagem relaciona-se com a criação
online do grupo Intercâmbio Virtual que propiciou a aproximação dos alunos da turma com
falantes de Espanhol, sobretudo mexicanos do Instituto Tecnológico de Monterrey e espanhóis
associados ao programa Erasmus da Universidade do Minho.
No final da intervenção pedagógica, tendo em conta a investigação desenvolvida e a
análise dos resultados efetuada, tornou-se evidente que a utilização das TIC em contexto de
ensino/aprendizagem pode ser muito profícua e que a exploração das potencialidades da
Internet pode ser decisiva na promoção da expressão escrita e surtir efeitos muito positivos nos
níveis de proficiência dos alunos. The purpose of this report, carried out in the context of the scope of the Master’s degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education, is to present the implementation process of the project entitled “The use of ICT in the context of the teaching and learning process: the potentialities of Internet in the promotion of writing”, developed in an 11th grade class in a school of Braga. Sometimes a single sheet of paper and a pen are not enough to motivate students, who were born in the digital era, to develop their writing skills. Thus, we consider important to promote writing, by exploring the exponential potentialities that information and communication technologies and, in particular, the Internet can offer to this complex as well as stimulating task. In this process, we give special emphasis to the development of the communicative competence through the students’ participation in real contexts of communication, which brought them close to the Spanish language and the culture it conveys. An example that demonstrates the efficiency of this approach is the online creation of the Virtual Exchange group which enabled the proximity of the class to Spanish-speaking students, specially Mexican students from the Instituto Tecnológico de Monterrey and Spanish students related to the Erasmus program of the University of Minho. At the end of the pedagogical intervention, bearing in mind the performed investigation and the analysis of the results accomplished, it has become clear that the use of ICT in the context of the teaching and learning process can be truly useful and that the search for the potentialities of the Internet can be crucial in the promotion of writing and originate strongly positive effects on students’ proficiency levels. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38198 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Lurdes Henriques Martins.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |