Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38170

TítuloRelação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Relationship between physical fitness and academic sucess
Autor(es)Antunes, Melissa
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveAptidão física
Sucesso académico
Atividade física
Physical fitness
Academic success
Physical activity
Data2014
Resumo(s)O estágio Profissional insere-se no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES) do 2º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, pressupondo o exercício da prática real de ensino, vista não como um prolongamento das aulas teóricas e/ou teórico-práticas das disciplinas, mas antes como um processo de integração de saberes e saberes fazer que teve como principal objetivo contribuir para o nosso currículo profissional de professor. O relatório de estágio reúne é o retrato escrito de tudo que fora desenvolvido ao longo do estágio profissional realizado numa Escola de Ensino Básico no distrito de Braga. Assim, a elaboração do relatório de estágio apresenta-se como um instrumento que permite ao estagiário-professor consciencializar-se sobre a sua prática pedagógica e refletir acerca dos mesmos com vista a melhorá-los. A execução de tão abrangente instrumento requer uma consciencialização procedente de uma reflexão acerca de todo o conhecimento que contempla, permitindo assim, que o indivíduo se desenvolva pessoal e profissionalmente. O presente documento concebe na sua estruturação 3 áreas distintas, mas fortemente interligadas e convenientemente articuladas na sua prática. A área 1 é referente a toda a intervenção pedagógica propriamente dita do processo ensino aprendizagem englobando a sua conceção, planificação, realização e avaliação. Por sua vez, a área 2 descreve todas as atividades realizadas na Escola que nos permitiram uma participação ativa na relação com a comunidade escolar. Por fim, a área 3 diz respeito ao trabalho de investigação realizado no seio da comunidade escolar. O principal objetivo do estudo foi analisar como a Aptidão Física (ApF) se relaciona com o Sucesso Académico em alunos do 8º e 9º ano. Os resultados mostraram não existir relações entre as variáveis estudadas.
The Professional internship is within the scope of the course "Supervised Teaching Practice" (PES) of the 2nd year of study leading to the degree of Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Teachings by the Institute of Education, University of Minho cycle assuming the exercise of actual teaching practice, seen not as an extension of the theoretical and / or disciplines of theoretical and practical lessons, but as a process of integrating knowledge and know to do that aimed to contribute to our professional resume teacher. The report of practicum is the written record of everything that had developed during the professional internship in School of Basic Education in the district of Braga portrait. Thus, the preparation of the probation report is presented as a tool that allows the trainee teacher become aware about their practice and reflect about them in order to improve them. The implementation of such a comprehensive instrument requires a coming awareness of a reflection on the whole which includes knowledge, thus enabling the individual to develop personally and professionally. This document conceived in its structure three distinct areas, but strongly interconnected and conveniently articulated in their practice. 1st area is referring to any educational intervention itself the learning process encompassing its design, planning, implementation and evaluation. In turn, the 2nd area describes all the activities at the school that allowed us to actively participate in the relationship with the school community. Finally, the 3rd area concerns the research work carried out within the school community. The main objective of the study was to analyze how the Physical Fitness relates to Academic Success for students of 8th and 9th grade. The results showed no relationship between variables.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38170
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melissa Antunes _PG23297.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID