Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38170
Título: | Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Relationship between physical fitness and academic sucess |
Autor(es): | Antunes, Melissa |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Aptidão física Sucesso académico Atividade física Physical fitness Academic success Physical activity |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O estágio Profissional insere-se no âmbito da unidade curricular “Prática de
Ensino Supervisionada” (PES) do 2º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de
Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pelo Instituto
de Educação da Universidade do Minho, pressupondo o exercício da prática real de
ensino, vista não como um prolongamento das aulas teóricas e/ou teórico-práticas das
disciplinas, mas antes como um processo de integração de saberes e saberes fazer que
teve como principal objetivo contribuir para o nosso currículo profissional de professor.
O relatório de estágio reúne é o retrato escrito de tudo que fora desenvolvido ao
longo do estágio profissional realizado numa Escola de Ensino Básico no distrito de
Braga. Assim, a elaboração do relatório de estágio apresenta-se como um instrumento
que permite ao estagiário-professor consciencializar-se sobre a sua prática pedagógica e
refletir acerca dos mesmos com vista a melhorá-los. A execução de tão abrangente
instrumento requer uma consciencialização procedente de uma reflexão acerca de todo o
conhecimento que contempla, permitindo assim, que o indivíduo se desenvolva pessoal
e profissionalmente.
O presente documento concebe na sua estruturação 3 áreas distintas, mas
fortemente interligadas e convenientemente articuladas na sua prática. A área 1 é
referente a toda a intervenção pedagógica propriamente dita do processo ensino
aprendizagem englobando a sua conceção, planificação, realização e avaliação. Por sua
vez, a área 2 descreve todas as atividades realizadas na Escola que nos permitiram uma
participação ativa na relação com a comunidade escolar. Por fim, a área 3 diz respeito
ao trabalho de investigação realizado no seio da comunidade escolar. O principal
objetivo do estudo foi analisar como a Aptidão Física (ApF) se relaciona com o Sucesso
Académico em alunos do 8º e 9º ano. Os resultados mostraram não existir relações entre
as variáveis estudadas. The Professional internship is within the scope of the course "Supervised Teaching Practice" (PES) of the 2nd year of study leading to the degree of Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Teachings by the Institute of Education, University of Minho cycle assuming the exercise of actual teaching practice, seen not as an extension of the theoretical and / or disciplines of theoretical and practical lessons, but as a process of integrating knowledge and know to do that aimed to contribute to our professional resume teacher. The report of practicum is the written record of everything that had developed during the professional internship in School of Basic Education in the district of Braga portrait. Thus, the preparation of the probation report is presented as a tool that allows the trainee teacher become aware about their practice and reflect about them in order to improve them. The implementation of such a comprehensive instrument requires a coming awareness of a reflection on the whole which includes knowledge, thus enabling the individual to develop personally and professionally. This document conceived in its structure three distinct areas, but strongly interconnected and conveniently articulated in their practice. 1st area is referring to any educational intervention itself the learning process encompassing its design, planning, implementation and evaluation. In turn, the 2nd area describes all the activities at the school that allowed us to actively participate in the relationship with the school community. Finally, the 3rd area concerns the research work carried out within the school community. The main objective of the study was to analyze how the Physical Fitness relates to Academic Success for students of 8th and 9th grade. The results showed no relationship between variables. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38170 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Melissa Antunes _PG23297.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |