Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38138

TítuloÀ descoberta do mundo pelo jogo dos sentidos
Outro(s) título(s)Discovering the world by the play of the senses
Autor(es)Macieira, Patrícia Celeste Lopes
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Educação sensorial
Conhecimento do mundo
Active learning
Sensory education
World knowledge
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, para obtenção do grau de mestre. Pouco se fala sobre a educação sensorial nos discursos educativos portugueses, com exceção dos discursos relativos aos contextos destinados à primeira infância. Considerando os benefícios da educação sensorial, considero que a educação sensorial deve ser promovida nos contextos portugueses de educação de infância tendo por base as caraterísticas, necessidades, interesses e potencialidades das crianças. Deste modo, o projeto de intervenção a que reporta este relatório desenvolveu-se nos contextos de Creche e de Jardim de Infância visando a promoção do desejo e sensibilidade de descobrir (mais) sobre o mundo através da educação sensorial. A educação sensorial, promotora da aprendizagem ativa, permite ir de encontro à natureza exploradora e curiosa da criança, bem como se harmonizar com a convicção de que a criança constrói o seu próprio conhecimento. Assim, pretendeu-se com este projeto, através de ambientes sensoriais ricos e significativos, proporcionar às crianças oportunidades de exploração, de descoberta e reflexão acerca dos materiais e objetos, fomentando desta forma o desejo e gosto de saber bem como a valorização do meio envolvente como fonte de inúmeras curiosidades e aprendizagens. A análise dos resultados do projeto de intervenção pôs em evidência a potencialidade da educação sensorial mobilizar, de forma integrada, aprendizagens e competências de diferentes áreas de conteúdo através de experiências concretas e significativas, bem como de impulsionar o surgimento de novos desafios e interesses nas crianças. Os resultados demonstraram também que a educação sensorial contribui para uma aprendizagem mais natural e que pode ser adaptada ao nível de desenvolvimento e caraterísticas das crianças. Partindo de objetos/materiais do quotidiano das crianças, a educação sensorial promove a curiosidade e conhecimento mais aprofundado sobre o meio envolvente. A construção partilhada com as crianças do projeto de intervenção e, consequentemente, de aprendizagens foi bastante valiosas para o processo de formação e desenvolvimento profissional.
The present traineeship report shows and fundaments the project of pedagogical intervention developed in the ambit of Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-school Education, for obtaining the master's degree. Little is said about the sensory education in the Portuguese educational discourses, with the exception of speeches related with the early childhood. Realizing the benefits of sensory education, I consider that the sensory education should be promoted in Portuguese contexts of kindergarten education based on the characteristics, needs, interests and potentials of children. This way, the intervention project which this report relates was developed in the contexts of Nursery and Kindergarten for the promotion of the desire and sensitivity to find out (more) about the world through sensory education. The sensory education that promotes active learning allows them to meet an exploiter and curious nature of the child, as well as to harmonize with the conviction that the child builds his own knowledge. So, it was intended with this project, through rich and significant sensory environments, to provide children opportunities for exploration, discovery and reflection about the materials and objects, instigating this way the desire and liking to know as well as the valorization of the surrounding environment as a source of numerous curiosities and learning. The analyses of the results of the intervention project put to stress the potential of sensory education to mobilize, in an integrated way, learnings and skills of different areas of content through concrete and meaningful experiences, just as well incite the emergence of new challenges and interests of children. The results also showed that the sensory education contributes to a more natural learning and that can be adapted to the level of development and characteristics of the children. Starting from children daily objects/materials, sensory education promotes curiosity and progressively deeper knowledge about the surrounding environment. The shared building, with the children, of the intervention project and, consequently, of apprenticeships was quite valuable to the process of training and professional development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38138
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Patrícia Macieira.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID