Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38137
Título: | A emergência da matemática em situações de jogo no jardim de infância e na creche |
Outro(s) título(s): | The emergence of mathematics in play situations at kindergarten and nursery |
Autor(es): | Cruz, Juliana Pereira da |
Orientador(es): | Vieira, Fátima |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Emergência da matemática Jogo Pré-school education Emergence of mathematics Play |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este pretende apresentar o projecto de
intervenção pedagógica realizado em contexto de jardim de infância e de creche.
O projeto intitula-se «a emergência da matemática em situações de jogo no jardim de
infância e na creche» e surgiu com a finalidade de promover o desenvolvimento das relações e
conceitos matemáticos emergentes em crianças em idade pré-escolar.
Para desenvolver esta finalidade, foram delineadas estratégias de intervenção
pedagógica que possibilitassem momentos lúdicos e de aprendizagem. As estratégias realizadas
centraram-se no jogo com materiais manipuláveis e a exploração de histórias e canções que
envolviam conceitos matemáticos.
O projeto permitiu constatar que no período subsequente ao início das intervenções as
crianças de ambos os contextos mostraram-se progressivamente mais envolvidas em conteúdos
matemáticos passando a exprimir tais conhecimentos de forma mais frequente. De um modo
geral, o projeto permitiu concluir sobre o benefício das situações de jogo para o desenvolvimento
de ideias e conceitos matemáticos nas crianças. This report is the final part of the Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Preschool Education. It aims to show the pedagogical intervention carried out in nursery school contexts. The project is entitled 'The Emergence of Mathematics in play situations at kindergarten and nursery" and aims to promote the development and emerging mathematical concepts in children under five. Pursuing this aim, some intervention strategies that would enable play and learning experiences, were outlined. The strategies focused on play with manipulative materials and the exploration of stories and songs involving mathematical concepts. The project helped to confirm that after the period following the beginning of the interventions, children of both contexts proved to be increasingly involved in mathematical content, expressing this kind of knowledge more often. In general, this intervention allows us to reach the conclusion about the benefits of play situations for the development of ideas and mathematical concepts in children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38137 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio.pdf Acesso restrito! | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |