Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38136

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fátimapor
dc.contributor.authorCosta, Joana Sofia Gonçalvespor
dc.date.accessioned2015-11-12T12:00:07Z-
dc.date.available2015-11-12T12:00:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38136-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO relatório que se segue apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar. A intervenção pedagógica desenvolvida em jardim-de-infância e em creche, consistiu no desenvolvimento de um trabalho de projeto, entendido como oportunidade para promover a participação ativa das crianças na construção de aprendizagens integradas, no âmbito da pesquisa em torno de interesses específicos dos grupos de crianças. No jardim-de-infância, o trabalho de projeto centrou-se no interesse e nas questões das crianças sobre os pássaros mandarins. A intervenção pedagógica procurou proporcionar experiências de aprendizagem estimulantes e diversificadas capazes de apoiar as crianças na construção de respostas para as suas questões e dúvidas. Esta finalidade foi desenvolvida através de estratégias de intervenção que envolveram atividades de observação e de pesquisa, ciclos de representação e diálogos em grupo para planear ações, partilhar informação e ideias e refletir sobre as aprendizagens realizadas. O projeto de intervenção pedagógica em creche centrou-se, tal como em jardim-deinfância, na planificação de experiências diversificadas abarcando vários domínios de aprendizagem. Estas atividades visaram envolver, desafiar, provocar a aprendizagem ativa das crianças e promover a construção de conhecimento em torno de um interesse identificado no grupo. O projeto de intervenção pedagógica foi conduzido por princípios de investigação-ação, que implicaram a observação das crianças e do contexto, a planificação e o desenvolvimento de propostas de intervenção adequadas, bem como, a sua análise reflexiva.por
dc.description.abstractThe report below presents the project of pedagogical intervention developed Supervised Teaching Practice, which is included in the Master’s degree of Pre-School Education. The pedagogical intervention developed in a kindergarten and nursery context consisted of the development of a project work, where the main goals were to promote the integrated learning construction through the research around specific common interests of the groups of children. In the kindergarten, the project work focused on the interest and the children’s questions about mandarin birds. The pedagogical intervention tried to provide stimulating learning, which was also diversified and challenging in order to support the children in the construction of responses for their questions and doubts. This purpose was developed through intervention strategies which involved research and observation activities, cycles of representation and group discussions to plan actions, share information and ideas and think about learning experiences. The project of pedagogical intervention in a nursery context as well as in the kindergarten focused on planning diverse experiences that include several areas of learning. These activities aims to involve, challenge and provoke attire learning of children and promote the construction of knowledge around an identified interest in the group. The project of pedagogical intervention was sustained by principles of action research, involving observation of the children and the context, planning acting and evaluation of appropriate activities and experiences of learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectParticipação da criançapor
dc.subjectÁreas de conteúdopor
dc.subjectAprendizagens integradaspor
dc.subjectProject workpor
dc.subjectContent areas articulationpor
dc.subjectPedagogy in participationpor
dc.titleDesenvolvendo aprendizagens integradaspor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201514087por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Joana Costa.pdf4,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID