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dc.contributor.advisorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorRodrigues, Fernanda Gabriela Motapor
dc.date.accessioned2015-11-11T14:56:26Z-
dc.date.available2015-11-11T14:56:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38112-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEsta investigação procura compreender o impacto que a exploração da Organização e Tratamento de Dados [OTD], baseada na resolução de problemas reais, pode adquirir na aprendizagem do tema, pelos alunos. O estudo de natureza qualitativa baseou-se na metodologia de Investigação-Ação e desenvolveu-se em duas experiências pedagógicas: uma no 1.ºciclo, numa turma mista de 1.º e 4.º ano, e outra no 2.º ciclo, numa turma de 5.º ano. O 1.º ciclo possibilitou a realização de investigações estatísticas relacionadas com o quotidiano dos alunos e o 2.º ciclo proporcionou o desenvolvimento de explorações estatísticas relativas às suas vivências. Como forma de fomentar, também, o desenvolvimento psicossocial dos alunos, adotou-se a metodologia do trabalho cooperativo. A recolha de dados, realizada ao longo das 15 intervenções, socorreu-se de vários instrumentos de recolha, tais como, gravações audiovisuais, produções dos alunos, notas de campo e diários reflexivos da investigadora. Os dados obtidos demonstram que, em ambos os ciclos, as situações problemáticas baseadas no quotidiano ofereceram aos alunos uma efetiva compreensão das finalidades das várias ferramentas relativas ao tema, previstas para cada nível de ensino. Os resultados obtidos no 1.º ciclo revelam que os alunos foram capazes de identificar, construir e interpretar ferramentas próprias da OTD. Demonstram ainda as dificuldades que o 1.º ano teve relativamente à gestão do trabalho cooperativo, contrariamente ao 4.º ano, cujo espírito de trabalho de grupo estava já consolidado. Também no 2.º ciclo, os resultados indicam que a construção, a interpretação e o aprofundamento das ferramentas relativas ao tema foram assimiladas pela generalidade dos alunos e que o trabalho cooperativo se tornou numa mais-valia para o seu processo de aprendizagem. Deste modo, a resolução de problemas relacionados com o quotidiano dos alunos, aliada ao trabalho cooperativo, podem representar uma boa opção para o desenvolvimento cognitivo dos alunos neste tópico matemático.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand the impact that the exploitation of the topic Organization and Data Processing [OTD] based on solving real problems, may acquire in the learning of the topic by students. The qualitative study was based on the Research-Action methodology and was developed through two educational experiences: one in 1st cycle, in a mixed classe of 1st and 4th grade, and another in the 2nd cycle, in a class of 5th grade. The 1st cycle made it possible to conduct statistical investigations related to the daily lives of students and the 2nd cycle enabled the development of statistics explorations relating to their experiences. As a way to also promote psychosocial development of students, we adopted the cooperative work methodology. Data collection, conducted along the 15 interventions, resorted to various instruments, such as audiovisual recordings, productions of students, field notes and reflective researcher’ diaries. Data obtained show that in both cycles, problematic situations based on daily life offered students an effective understanding of the purposes of the various tools relating to the theme planned for each grade level. The results reveal that the 1st cycle students were able to identify, construct and interpret their own OTD tools. They further demonstrate the difficulties the 1st graders had on the management of cooperative work, contrary to 4th graders, whose teamwork spirit was already consolidated. Also in the 2nd cycle, the results indicate that the construction, interpretation and the deepening of tools related to the topic were assimilated by the majority of students and that the cooperative work has become an asset to their learning process. Thus, solving problems related to the daily lives of students, coupled with cooperative work, may represent a good option for the cognitive development of students in this mathematical topic.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectTrabalho cooperativopor
dc.subjectOrganization and data processingpor
dc.subjectProblem solvingpor
dc.subjectCooperative workpor
dc.titleUma abordagem à organização e tratamento de dados baseada na resolução de problemaspor
dc.title.alternativeAn approach to organization and data processing based on problem solvingpor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201472090por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
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