Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38097
Título: | O gosto como fator motivacional nos primeiros anos de estudo de violino |
Outro(s) título(s): | Personal liking as a motivational factor in the early years of studying violin |
Autor(es): | Ferreira, Alexandre Barbosa |
Orientador(es): | Barceló, Ricardo |
Palavras-chave: | Motivação Gosto Violino Motivation Personal liking Violin |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório incide na temática da motivação como um fator impulsionador de
motivação nos estudantes de violino. Este trabalho surge no âmbito do Estágio Profissional do
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado numa instituição de ensino
especializado da música, no centro de Braga. O estágio, onde foi implementado o Projeto de
Intervenção Pedagógica, centrou-se na valência de violino. O projeto tinha como objetivos
centrais promover a motivação através do gosto musical dos alunos; avaliar o impacto do gosto
musical no percurso académico dos alunos.
Através de instrumentos de recolha de dados como registos de observação, entrevistas e
lecionação aos intervenientes, podemos concluir que este projeto tornou evidente a importância
do gosto na motivação para o estudo individual, bem como uma maior participação e
envolvimento dos mesmos nas atividades da aula. This report focuses on the issue of motivation as a driving factor of motivation in violin students. This work comes as part of the Professional Phase of the Master in Music Education from the University of Minho, performed in a specialized institution of music teaching, in the center of Braga. The phase which the project of Educatinal Intervention was implemented, focused on the valence of the violin. The project had as its central objective to promote motivation through the musical personal liking of students; evaluate the impact of musical personal liking in student’s academic path. Using tools to gather data as records of observation, interviews and teaching the stakeholders, we can conclude that this project has made clear the importance of personal liking in motivation for individual study, as well as greater participation and involvement by the students in the developed classroom activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38097 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Barbosa Ferreira.pdf Acesso restrito! | 1,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |