Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38097

TítuloO gosto como fator motivacional nos primeiros anos de estudo de violino
Outro(s) título(s)Personal liking as a motivational factor in the early years of studying violin
Autor(es)Ferreira, Alexandre Barbosa
Orientador(es)Barceló, Ricardo
Palavras-chaveMotivação
Gosto
Violino
Motivation
Personal liking
Violin
Data2014
Resumo(s)O presente relatório incide na temática da motivação como um fator impulsionador de motivação nos estudantes de violino. Este trabalho surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado numa instituição de ensino especializado da música, no centro de Braga. O estágio, onde foi implementado o Projeto de Intervenção Pedagógica, centrou-se na valência de violino. O projeto tinha como objetivos centrais promover a motivação através do gosto musical dos alunos; avaliar o impacto do gosto musical no percurso académico dos alunos. Através de instrumentos de recolha de dados como registos de observação, entrevistas e lecionação aos intervenientes, podemos concluir que este projeto tornou evidente a importância do gosto na motivação para o estudo individual, bem como uma maior participação e envolvimento dos mesmos nas atividades da aula.
This report focuses on the issue of motivation as a driving factor of motivation in violin students. This work comes as part of the Professional Phase of the Master in Music Education from the University of Minho, performed in a specialized institution of music teaching, in the center of Braga. The phase which the project of Educatinal Intervention was implemented, focused on the valence of the violin. The project had as its central objective to promote motivation through the musical personal liking of students; evaluate the impact of musical personal liking in student’s academic path. Using tools to gather data as records of observation, interviews and teaching the stakeholders, we can conclude that this project has made clear the importance of personal liking in motivation for individual study, as well as greater participation and involvement by the students in the developed classroom activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38097
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Barbosa Ferreira.pdf
Acesso restrito!
1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID