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https://hdl.handle.net/1822/38066
Título: | O Jogo: entre o movimento e as regras |
Autor(es): | Sobreira, Maria Teresa da Silva |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Motricidade Jogo Brincar Lúdico Expressão corporal Conhecimento do corpo Motricidade fina Manipulação Aprendizagem ativa Motor skills Game Play Bodily expression Body knowledge Fine motor skills Manipulation Active learning |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Neste relatório será apresentado o projeto pedagógico posto em prática nos contextos de
Jardim de Infância e Creche, no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino
Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da
Universidade do Minho.
Este projeto foi desenvolvido na área de motricidade dando ênfase ao jogo e à
brincadeira, pois através deles a criança desenvolve competências cognitivas, pratica regras de
socialização e adquire destrezas motoras.
Foi um projeto que teve origem na observação e análise do grupo e das suas
necessidades. No Jardim de infância foi trabalhado o jogo e o jogo tradicional, bem como as
regras e a sua importância através da introdução de um momento na rotina semanal para a
prática de jogos em grupo, sempre num clima lúdico e não competitivo, embora, aos poucos se
fossem introduzindo os conceitos de saber ganhar e saber perder. Na Creche foi dada mais
importância ao movimento e à brincadeira livre como modo de expressão e conhecimento do
corpo e desenvolvimento da motricidade fina. Foram realizadas atividades de expressão corporal
e de manipulação de materiais.
Teve-se em atenção criar um clima de aprendizagem ativa de modo a que as crianças
pudessem construir conhecimentos na área de intervenção. As crianças envolveram-se nos jogos
e brincadeiras aprendendo conceitos, desenvolvendo estratégias e socializando.
Ao longo deste relatório encontram-se descrições de algumas atividades assim como
considerações aos resultados obtidos ao longo do tempo com cada um dos contextos. In this report a pedagogical project developed for kindergarten and day care will be presented. It regards the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching Practice which is part of the Master’s study plan for Preschool Education at University of Minho. This project was developed in the area of motor skills, emphasizing games and playing. Through them children can develop cognitive and motor skills as well as the practice of rules and socialization. It originated in the observation and analysis of the group and their needs. In Kindergarten games, traditional games, rules and their importance have been developed by introducing a moment in the weekly routine for the practice of group games in a playful and non-competitive atmosphere. In Day Care it was centered in playing freely has a way of expression, knowing their own bodies and developing fine motor skills. Activities of bodily expression and manipulation of materials have been carried. A climate of active learning was carefully created so that the children to develop their knowledge in the area. With that purpose they have been involved in games and free paying, so learning new concepts developing strategies and socializing. Descriptions of the most significant activities as well as considerations of its results will be found along this thesis. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38066 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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