Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38043

TítuloDesempenho de habilidades motoras de manipulação de objetos, em crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico, e o seu envolvimento no bullying escolar
Outro(s) título(s)Performance of motor skills in object manipulation in children of the 2nd Cycle of Basic Education, and its involvement in school bullying
Autor(es)Bastos, José Américo Baptista
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Estágio
Desempenho motor
Manipulação de objetos
Bullying
2º ciclo ensino básico
Physical education
Internship
Motor performance
Object manipulation
Primary school
Data2014
Resumo(s)Este documento tem como objetivo relatar todos os acontecimentos relativos ao meu ano de estágio numa escola do distrito de Braga. É resultante de inúmeras reflexões que se espera do professor atual, um professor reflexivo proporcionado pela dinâmica dos contextos no qual está inserido, contextos se alteram com rapidez, exigindo do professor uma capacidade de rapidamente arranjar soluções e alternativas para problemas inesperados. O ano de estágio, momento em que o professor finalmente pode colocar todas as suas aprendizagens teóricas em prática, é um momento fundamental e de extrema importância para a aprendizagem do candidato a professor e o relatório de estágio uma ferramenta essencial para organizar e direcionar todos os seus pensamentos e reflexões. Durante este ano tive a meu cargo uma turma do 6º ano letivo, sendo que também acompanhei uma turma do 5º ano, uma direção de turma, além de colaborar nas aulas de motricidade motora para alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, e também nas atividades organizadas e dinamizadas pelo grupo de educação física da escola. O relatório divide-se em três partes: a primeira diz respeito à organização e gestão do processo de ensino e da aprendizagem; a segunda parte diz respeito à participação na escola e relação com a comunidade; a terceira parte diz respeito à investigação e desenvolvimento profissional. Nesta última parte pretendeu-se estudar as relações entre o desenvolvimento motor de habilidades de manipulação de objetos e o envolvimento em situações de bullying, de crianças do 2º ciclo do ensino básico de duas escolas do distrito de Braga. Verificamos que não existem relações entre o bullying e o desempenho de habilidades motoras de manipulação de objetos (p>0,05). Contudo, as crianças envolvidas em situações de bullying, como vítima e/ou agressor, apresentaram melhores desempenhos, tanto para a manipulação de objetos como para o desempenho motor geral.
This document aims to report all events related to my internship year in a school of the district of Braga. It is the result of numerous and diverse reflections expected from actual teacher, a reflective professional in response of the quick’s changes of the dynamics of the context, requiring the ability to quickly find solutions and alternatives for unexpected problems. The internship year, as the time when the teacher can finally put all their theoretical learning into practice, is fundamental and extremely important for learning. This report represents an essential tool to organize correctly all their thoughts and reflections. During this year I had in charge a class of 6th grade, and also accompanied a class of 5th grade, a direction of class, besides collaborating in classes of motor development for students in preschool and 1st basic education, and also took part in the organization of several activities developed by the group of physical education. The report is divided into three parts: the first relates to the organization and management of the teaching and learning; the second part concerns about the participation in school and community relations; the third part concerns about the research and professional development. In this last part we intended to study the relationships between the developing motor skills object manipulation and involvement in bullying situations, in children of the 2nd cycle of basic education in two schools of the district of Braga. We observe that there are no relationships between bullying and performance of motor skills of objects manipulation (p> 0.05). However, children involved in bullying as a victim and/or perpetrator, were better for both the objects manipulation as for general motor performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38043
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Américo Baptista Bastos.pdf2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID