Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/37973

TitleEstudo da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas de retalho alimentar
Other titlesStudy of adoption of technologies by food retail micro and small company’s in Portugal
Author(s)Ferreira, Vítor Hugo Cortez Carvalho
Advisor(s)Eiriz, Vasco
KeywordsMicro e pequena empresa
Retalho alimentar
Tecnologia
Impactos
Barreiras
Motivos
Micro and small companies
Food retail
Technology
Impacts
Barriers
Reasons
Issue date2015
Abstract(s)Nesta dissertação, é elaborado um estudo sobre a adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas de retalho alimentar em Portugal. A tecnologia é um conjunto de mecanismos e procedimentos que geram efeitos no nosso modo de vida. É então de esperar, que a adoção de tecnologias, gere efeitos também nas empresas. Mas para que seja possível a adoção de tecnologias é necessário ultrapassar alguns obstáculos, a que chamamos barreiras à adoção de tecnologias. Para melhor conhecer a especificidade da adoção de tecnologias neste setor, foram recolhidos dados quantitativos, através de um inquérito por questionário. Este foi enviado a 1207 contactos válidos de micro e pequenas empresas de retalho alimentar em Portugal, tendo-se obtido 92 respostas válidas. Na presente dissertação, é elaborada a análise estatística das tecnologias adotadas entre os anos de 2010 e 2014, e a pretensão de adotar tecnologias no decorrer do ano de 2015, avaliando os seus impactos, os motivos e as barreiras. Foi possível concluir que, as micro e pequenas empresas de retalho alimentar em Portugal não adotam tecnologias de uma forma planeada. Essa adoção é impulsionada por pressões externas (clientes, fornecedores e governo). As tecnologias de informação são as mais adotadas pelos inquiridos, no sentido de tentar resolver os problemas do dia-a-dia, procurar oportunidades nos mercados em expansão, aumentar o seu volume de vendas, assim como a competitividade e angariação de novos clientes. Existe também uma preocupação por parte das empresas na adoção de tecnologias relacionadas com a existência de cartões de cliente ou de débito/crédito, com vista a implementar um sistema de cartões para melhor servir o cliente, tornando-se ainda numa importante ferramenta para a estratégia da empresa.
At this dissertation, is made a study of food retail micro and small companies in Portugal. The technology is a set of mechanisms and procedures that generate effects on our way of life. Is to be expected, that the adoption of technologies generate effects also in companies. But, to be possible the adoption of technologies is necessary overcome some obstacles, that we call adoption of technologies barriers. Through a survey, was collected quantitative data to better know the specificity of the adoption of technologies in this sector. This study was sent to 1207 contacts of food retail enterprises in Portugal, having obtained 92 validated answers. On this thesis, it is made the statistic study of adopted technologies between 2010 and 2014 and the pretention of adopting technologies during the year of 2015, availing the impacts, the reasons and the barriers. It can be concluded that food retail micro and small companies in Portugal doesn’t adopt technologies in a planned way. The adoption is driven by external pressure (clients, suppliers and government). To solve the daily routine problems, to find opportunities in new expansion markets, increasing sales volume, competitively and attract new clients, the information technologies were the most adopted by the respondent companies. The companies are also preoccupied with adopting card technologies like client card or debit/credit card with the aim to better serve the clients supported by a card system and became an important strategic tool to the companies.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37973
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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