Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37959
Título: | À descoberta da sexualidade: um trabalho com crianças de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Finding sexuality: a study/work with children of 1st and 2nd ciclos do ensino básico |
Autor(es): | Pereira, Cristiana Araújo |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Construtivismo Ideias prévias Sexualidade Constructivism Prior ideas Sexuality |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio é relativo ao projeto de intervenção pedagógica
implementado em turmas do 3.º e do 6.ºano de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB),
respetivamente, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga, tendo sido
adotada, para a intervenção pedagógica, uma abordagem ao tema “À Descoberta da
Sexualidade: um trabalho com Crianças de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”, através de
uma perspetiva de ensino-aprendizagem sócio construtivista. As disciplinas de
intervenção e investigação foram o Estudo do Meio no 1.º CEB e Ciências da Natureza
no 2.º CEB. O paradigma construtivista e as diretrizes socio-construtivistas assumem-se
como orientações gerais.
Deste modo, o referido projeto teve como principais objetivos:
-Perceber quais os assuntos, no âmbito da sexualidade, que as crianças desejam
- Promover um ambiente descontraído para que os alunos vejam esclarecidas as
dúvidas que possuam sobre o tema.
- Dar início à educação sexual formal das crianças, de acordo com os seus
interesses e necessidades;
- Problematizar questões relacionadas com a sexualidade, incluindo posturas,
crenças, tabus e valores a ela associados;
-Incentivar a aprendizagem através da utilização de jogos.
Através da construção e utilização de jogos, da visualização de vídeos, e de
atividades práticas conseguimos captar a atenção dos alunos para o tema.
Na generalidade, os resultados revelaram-se positivos, na medida em que foi
possível, através da implementação de atividades, verificar que os alunos confrontaram
as suas ideias prévias com a realidade empírica.
As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias dos
alunos relativamente aos tópicos programáticos selecionados. Contudo, devem ser
consideradas as limitações existentes quer ao nível do tempo, quer ao nível das
capacidades de aprendizagem dos alunos, que restringem a precisão e a validade dos
resultados alcançados. The current internship report it is related to pedagogical intervention project implemented in classes of 3rd and 6th of 1st and 2nd “ciclos do ensino básico”, respectively in Agrupamento de escolas Dr. Francisco sanches, in Braga, having been adopted for the educational intervention, an approach to the topic “Finding Sexuality”: a study/work with children of 1st and 2nd “ciclos do ensino básico”, through a social constructivism teachinglearning perspective. The subjects of intervention and research were the Study of environment on 1st “CEB and Sciences of Nature on 2nd CEB”. The constructivist paradigm and the socio-constructivist guidelines are assumed to be general guidelines Thereby, the mentioned project had as main objectives: - Knowing which subjects, in sexuality scope, are children’s will - Promote a relaxed environment for children to see clarified the doubts that they have about the subject - First introduction to formal sexual education, according they interests and needs - Discussing issues related to sexuality, including attitudes, beliefs, taboos and values associated with it - Encourage the learning through the use of games Through the construction and use of games, watching videos, and hands-on activities, we can grab the attention of students to the subject In general, the results were positive as far as possible, by implementing activities to verify that students confront their previous ideas with empirical reality. The implemented activities (penso q a frase em português está mal construída pela qual não consigo perceber o que queres dizer) However the existing limitations both in terms of available time and students’ learning capacity, should be considerated. These limitations restrain the accuracy and validity of results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37959 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO DE ESTÁGIO.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |