Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37949

TítuloO percurso da escrita: o uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita
Outro(s) título(s)Writing process: the use of metacognitive strategies in written textual production
Autor(es)Silva, Ana Rita Castelar da
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Data2014
Resumo(s)O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional enquadrada no segundo ano de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tendo em conta uma metodologia de ensino de investigação-ação, o projeto "O Percurso da Escrita - O uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita" foi estruturado e desenvolvido em função de um grupo-alvo, seguindo os documentos orientadores a nível pedagógicodidático e uma pesquisa bibliográfica especializada. A seleção da competência e do tema para este projeto teve como incidência uma necessidade e dificuldade do grupo-alvo identificadas no momento de pré-intervenção através da aplicação de um questionário inicial e da observação direta in loco. Este projeto de intervenção foi aplicado numa turma de 9º ano numa escola pública portuguesa a frequentar a disciplina de Espanhol como língua estrangeira, cujo nível de aprendizagem se refere ao nível B1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, 2001. De modo a desenvolver os mecanismos necessários para comunicar através da competência de expressão escrita, deve dotar-se o aluno de um conjunto de estratégias e procedimentos que fomentem a aprendizagem autónoma através da tomada de decisões e consciencialização no ensinoaprendizagem. Seguindo o modelo de metodologia comunicativo e o enfoque processual no ensino de segundas línguas foram desenvolvidas estratégias e atividades que fomentassem a reflexão sobre o processo de escrita e que promovessem a autonomia e responsabilização dos alunos no processo de aprendizagem. Após análise de vários elementos avaliativos do projeto, constatou-se que os alunos tornaramse conscientes que a escrita é um processo e que como tal deve ser planeada e pensada, com vista a desenvolver um trabalho autónomo e regulado, ampliando o uso destas estratégias a outras competências comunicativas.
This training report is embedded in the curricular unit of Internship carried out through the second year of the Master in Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. Following an action-research methodology, the project "Writing Process - The use of metacognitive strategies in written textual production" was designed for a specific target-group, considering the guidelines of guiding documents in the area of Education and specialized literature research. The theme and the writing skill were chosen under the need and difficulty of the target-group diagnosed before the intervention, identified through surveys and in loco observation. The project was developed and applied in the classes of a Portuguese ninth grade group learning Spanish as a foreign language (level B1 according to the Common European Framework of Reference for languages, 2001). In order to develop the mechanisms to communicate through writing, the apprentice needs to be aware of the strategies to enable autonomy, becoming part of the learning process through selfreflection and decision-making. The results suggest that training metacognitive strategies in writing contributed to develop students' awareness and knowledge in seeing writing as a procedure. Therefore, it must be planned and organized as to promote self-regulation and autonomy, expanding the use of these strategies to other communicate skills in a foreign language.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37949
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Castelar da Silva.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID