Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37947

TítuloA Banda Desenhada como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em Língua Estrangeira
Outro(s) título(s)The use of comics in the foreign language classroom as a didactical resource for the development of reading and writing skills
Autor(es)Almeida, Estela Maria Cerqueira Silva de
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Pazos Justo, Carlos
Palavras-chaveBanda desenhada
Leitura
Escrita
Processo de ensino-aprendizagem do inglês e do espanhol
Comics
Reading skill
Writing skill
English and spanish language teaching and learning
Data2014
Resumo(s)O presente relatório encontra-se integrado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo e no Ensino Secundário e documenta o desenvolvimento e análise de um projeto de investigação-ação levado a cabo em duas turmas de 10º ano. O projeto tinha como tema a utilização da Banda Desenhada como recurso didático e pretendia contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita dos alunos das turmas em estudo. Estabeleceram-se como objetivos pedagógicos e de investigação: i) determinar as necessidades e interesses dos alunos relativamente às competências de leitura e de escrita; ii) desenvolver e avaliar atividades de leitura e de escrita através da Banda Desenhada que promovam a autonomia dos alunos; iii) desenvolver e avaliar atividades de leitura e de escrita através da Banda Desenhada que promovam a aprendizagem de saberes socioculturais, linguísticos e pragmáticos; e, iv) aferir os resultados obtidos e refletir sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas. De modo a dar cumprimento a estes objetivos foram delineadas estratégias e instrumentos didáticos e de investigação que permitiram a recolha de dados: questionários, observação de aulas, fichas de autorregulação, elaboração de tarefas e criação de materiais didáticos relacionados com a Banda Desenhada que culminaram na realização de textos criativos, que foram analisados de modo a constatar o impacto da implementação do projeto. Os resultados recolhidos permitem avaliar positivamente a utilização da Banda Desenhada como recurso didático mas sinalizam também algumas limitações que surgiram durante a implementação do projeto.
This report is carried out within the scope of the Master´s degree in English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education, and aims at documenting the analysis and development of research / intervention project that took place in two tenth grade classes. The theme of this project was the use of Comics as a teaching resource and it intended to contribute for the development of reading and writing skills. The following educational and research objectives were established: i) to determine the needs and interests of students regarding reading and writing skills; ii) to develop and assess reading and writing activities through Comics that will promote learners´ autonomy; iii) to develop and to evaluate reading and writing activities through Comics that promote the learning of socio-cultural, linguistic and pragmatic knowledge; and iv) to assess the results and to reflect on the strategies used and difficulties encountered. In order to comply with these objectives the following strategies and teaching and research tools for data collection were outlined: questionnaires, classroom observation, selfregulation worksheets, drafting tasks and creation of educational materials related to comics culminating in the realization of creative texts that were analyzed in order to observe the impact of the project. The results collected allowed us to state the positive impact of the use of Comics as a teaching resource, but also some limitations inherent to the implementation of this project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37947
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estela Maria Cerqueira Silva de Almeida.pdf5,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID