Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37947
Título: | A Banda Desenhada como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em Língua Estrangeira |
Outro(s) título(s): | The use of comics in the foreign language classroom as a didactical resource for the development of reading and writing skills |
Autor(es): | Almeida, Estela Maria Cerqueira Silva de |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo Pazos Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Banda desenhada Leitura Escrita Processo de ensino-aprendizagem do inglês e do espanhol Comics Reading skill Writing skill English and spanish language teaching and learning |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório encontra-se integrado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado
em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo e no Ensino Secundário e documenta o
desenvolvimento e análise de um projeto de investigação-ação levado a cabo em duas turmas de
10º ano.
O projeto tinha como tema a utilização da Banda Desenhada como recurso didático e
pretendia contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita dos alunos
das turmas em estudo. Estabeleceram-se como objetivos pedagógicos e de investigação: i)
determinar as necessidades e interesses dos alunos relativamente às competências de leitura e
de escrita; ii) desenvolver e avaliar atividades de leitura e de escrita através da Banda Desenhada
que promovam a autonomia dos alunos; iii) desenvolver e avaliar atividades de leitura e de
escrita através da Banda Desenhada que promovam a aprendizagem de saberes socioculturais,
linguísticos e pragmáticos; e, iv) aferir os resultados obtidos e refletir sobre as estratégias
utilizadas e as dificuldades encontradas.
De modo a dar cumprimento a estes objetivos foram delineadas estratégias e
instrumentos didáticos e de investigação que permitiram a recolha de dados: questionários,
observação de aulas, fichas de autorregulação, elaboração de tarefas e criação de materiais
didáticos relacionados com a Banda Desenhada que culminaram na realização de textos
criativos, que foram analisados de modo a constatar o impacto da implementação do projeto.
Os resultados recolhidos permitem avaliar positivamente a utilização da Banda
Desenhada como recurso didático mas sinalizam também algumas limitações que surgiram
durante a implementação do projeto. This report is carried out within the scope of the Master´s degree in English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education, and aims at documenting the analysis and development of research / intervention project that took place in two tenth grade classes. The theme of this project was the use of Comics as a teaching resource and it intended to contribute for the development of reading and writing skills. The following educational and research objectives were established: i) to determine the needs and interests of students regarding reading and writing skills; ii) to develop and assess reading and writing activities through Comics that will promote learners´ autonomy; iii) to develop and to evaluate reading and writing activities through Comics that promote the learning of socio-cultural, linguistic and pragmatic knowledge; and iv) to assess the results and to reflect on the strategies used and difficulties encountered. In order to comply with these objectives the following strategies and teaching and research tools for data collection were outlined: questionnaires, classroom observation, selfregulation worksheets, drafting tasks and creation of educational materials related to comics culminating in the realization of creative texts that were analyzed in order to observe the impact of the project. The results collected allowed us to state the positive impact of the use of Comics as a teaching resource, but also some limitations inherent to the implementation of this project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37947 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estela Maria Cerqueira Silva de Almeida.pdf | 5,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |