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https://hdl.handle.net/1822/37943
Título: | Desdramatizando a gramática: estratégias lúdicas na promoção da competência gramatical |
Outro(s) título(s): | Grammar without drama: promoting grammatical competence with playful strategies |
Autor(es): | Cabo, Joana Fernandes |
Orientador(es): | Vieira, Flávia Dono López, Pedro |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e visa
apresentar e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada relacionado com o
fomento da competência gramatical na sala de aula, em duas turmas diferentes do 9º ano, em
Inglês e em Espanhol. Para muitos alunos, a aprendizagem da gramática poderá ser vista como
aborrecida e complicada, e foi precisamente isto que me moveu para este Projeto e me fez
querer desfazer totalmente esta conceção. Para o efeito, foram desenhadas diversas atividades
lúdicas que visavam a promoção da competência em foco, algumas inspiradas em atividades
pesquisadas, outras totalmente elaboradas por mim.
Os objetivos estipulados para o Projeto foram os seguintes: 1) Diagnosticar capacidades,
atitudes e representações relativas à competência gramatical e ao ensino/ aprendizagem da
gramática; 2) Promover a competência gramatical ao nível do conhecimento e uso da língua,
monitorizando o desempenho e as atitudes dos alunos; 3) Desenvolver a capacidade de
autorregulação, fomentando o uso de estratégias de aprendizagem da gramática e a reflexão
sobre a aprendizagem; 4) Avaliar o impacto da abordagem adotada (potencialidades e
limitações).
O desenvolvimento do Projeto teve por base a análise do contexto de intervenção, a literatura
especializada e o programa das disciplinas em causa. Envolveu, para além das tarefas lúdicas
incidentes na aprendizagem da gramática, o uso de questionários e instrumentos de
autorregulação da aprendizagem que permitiram recolher a informação necessária à avaliação
do impacto da abordagem experimentada, permitindo a melhoria da prática pedagógica a partir
de uma maior consciência da qualidade das intervenções. Os resultados obtidos permitem
concluir que uma abordagem lúdica permite que os alunos aprendam gramática com mais
prazer e sejam mais capazes de aplicar as regras gramaticais. The present report is part of a professional training course unit (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education aims to present and evaluate a Supervised Pedagogical Intervention Project related to the promotion of grammatical competence in the classroom, carried out in two different classes of the 9th grade, in English and Spanish learning. For many students, learning grammar can be seen as boring and complicated, and this is precisely what moved me to do this project and reconstruct this vision. For this purpose, different playful activities were designed to promote the competence in focus, some inspired by published activities, other fully developed by me. The aims set for the project were: 1) to diagnose capacities, attitudes and representations in relation to grammatical competence and teaching/learning grammar; 2) to promote grammatical competence in terms of knowledge and language use, monitoring the performance and the attitudes of the students; 3) to develop the ability of self-regulation by promoting the use of grammar learning strategies and reflection on learning; 4) to assess the impact of the adopted approach (and potential limitations). The development of the Project was based on the analysis of the context of intervention, the specialized literature and the syllabus. It involved, besides the playful tasks regarding grammar learning, the use of questionnaires and instruments of self-regulation of learning that allowed gathering the necessary information to evaluate the impact of the experienced approach, allowing the improvement of the pedagogical practice on the basis of a greater awareness of the quality of the intervention. The results suggest that the use of playful activities allows the students to learn grammar with more pleasure and to apply grammar rules more easily. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37943 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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