Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37937

TítuloEstratégias de aprendizagem da LE na promoção da autonomia no processo de escrita
Outro(s) título(s)Language learning strategies to further autonomy in the writing process
Autor(es)Vaz, Sónia Irina Vázquez García da Cunha
Orientador(es)Pazos Justo, Carlos
Moreira, Maria Alfredo
Data2014
Resumo(s)Este projeto, concebido e implementado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve como finalidade “Contribuir para a autonomia dos alunos na aprendizagem da Língua Estrangeira”, em duas turmas de 8.º ano. Assim, após um levantamento das suas necessidades e das suas expectativas, pretendeu-se promover a competência de aprendizagem da escrita através do treino das estratégias (meta)cognitivas. Nessa perspetiva, adotando uma metodologia de investigação-ação, foram implementadas e avaliadas algumas atividades, alicerçadas no enfoque comunicativo e no princípio de aprendizagem por tarefas (ou modelo processual) dessa competência comunicativa (escrita), a qual engloba os subprocessos de planificação, de redação e de avaliação. Quanto à avaliação deste projeto pode considerar-se a sua natureza contínua e interpretativa, por via da aplicação de questionários aos alunos em momentos de autoavaliação no final de cada atividade de escrita (ao longo do desenvolvimento do projeto). Por outro lado, foi efetuada uma recolha de informação através da sua observação direta focalizada durante o processo de escrita e uma análise do seu produto final. De acordo com esses indicadores, foramse introduzindo e ajustando as atividades às necessidades detetadas. A avaliação do impacto do projeto realizou-se tanto pela análise global da perceção dos alunos sobre as estratégias aplicadas durante o processo de escrita, como através da análise global dos textos produzidos e, ainda, pela comparação dos questionários inicial e final. Com base na informação recolhida e posterior análise, entende-se que a prática de estratégias (meta)cognitivas no processo de escrita, permite aos alunos aplicá-las de forma cada vez mais consciente, gerindo mais autonomamente os subprocessos (planificação, redação e revisão) e, dessa forma, desenvolvendo a sua competência comunicativa. Mais ainda, conclui-se que a prática de investigação-ação no âmbito da profissão docente, permite ao professor desenvolver uma experiência contextualizada e reflexiva a qual, por sua vez, resulta num crescimento a nível profissional e pessoal.
The present project, both conceived and implemented within the framework of the Master’s Degree in Teaching of the English and Spanish Languages in Secondary School, aimed at contributing towards the students' autonomy in regards to learning a Foreign Language, on two 8th grade classes. Thus, after analysing their needs and expectations, a promotion of writing learning skills through (meta)cognitive strategies was intended. In this perspective, and adopting a research-action methodology, some activities were implemented and assessed, grounded on the learning through tasks principle (focus on communication) and on that communicative skill's procedural model, which encompasses planning, writing and assessment sub-processes. Regarding this project's assessment, its continuous and interpretative nature may be considered, through the application of questionnaires to students, in various assessment moments at the end of each writing activity (throughout the project's development). On the other hand, a collection of information has been carried out, through direct and focused observation during the writing process and an analysis of its final product. According to those indicators, activities were introduced and adjusted to the needs perceived. The evaluation of the project's impact was carried out both by a global analysis of the students perception in regards to the strategies applied during the writing process, by a global analysis of the texts produced and, also, by comparison of the initial and final questionnaires. Based on the information collected and subsequent analysis, it is concluded that the practice of (meta)cognitive strategies during the writing process allows students to apply them in an increasingly conscious manner, managing sub-processes (planning, writing and reviewing) more autonomously and, thus, developing their communicative skills. Moreover, it is concluded that the research-action practice within the framework of the teaching profession, allows the teacher to develop a reflexive and contextualised experience which, in its turn, results in growth at a professional and personal level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37937
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sónia Vaz.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID