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https://hdl.handle.net/1822/37928
Título: | Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
Outro(s) título(s): | Sight reading strategies on teaching piano in group |
Autor(es): | Vilaça, Sara Cristina Veloso |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Leitura à primeira vista Ensino de piano em grupo Estratégias de leitura Análise Audiação Memorização Orientação cinestésica Sight-reading Teaching piano in group Reading strategies Analysis Audiation Memorization Kinesthetic orientation |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A investigação sobre leitura à primeira vista tem vindo a despoletar particular interesse
nas últimas décadas, sobretudo na segunda metade do século XX. Embora seja considerada
pela literatura atual um agente de alfabetização musical e uma das competências principais da
performance, esta ainda não é uma prática referenciada no nosso sistema atual de ensino.
Neste sentido, verificam-se lacunas significativas relativas à aplicação de estratégias de leitura
em sala de aula, pelo que a pertinência desta temática é por si justificativa. O presente Relatório
de Estágio, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho, teve como principal propósito aplicar e desenvolver um conjunto de
estratégias de leitura à primeira vista em duas turmas de piano como segundo instrumento,
conducentes aos 10º e 11º anos da Escola Profissional Artística do Vale do Ave, a fim de
promover o desenvolvimento de competências de leitura mais eficazes e consistentes nos
respetivos alunos e intensificar a autonomia dos mesmos. Baseando-se em quatro competências
fundamentais da leitura – audiação, análise, memorização e orientação cinestésica – este
trabalho focou-se em atividades diversificadas baseadas na literatura atual e aplicadas em
diferentes contextos (trabalho em turma, grupos de três, pares, individual), culminando com
performances individuais e em grupo de uma leitura à primeira vista sujeita a avaliação. A
metodologia de investigação utilizada aproximou-se a uma Investigação-Ação e os instrumentos
de recolha de dados consistiram na observação participante, inquéritos por questionário e testes
performativos, pré e pós intervenção, e a entrevista grupo de foco. As estratégias empregadas, e
sustentadas pela literatura científica, produziram efeitos muito positivos em ambas as turmas
que registaram, no teste final, uma leitura à primeira vista fluente, rápida e eficaz. Os
participantes evidenciaram melhorias significativas ao longo da intervenção. Em ambas as
turmas foi possível testemunhar um crescimento significativo não só em termos de
competências de leitura, como em competências técnicas e na transformação de atitudes
(nomeadamente maior segurança, confiança, autonomia e empenho). Os resultados da
intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências de
leitura, acelerando e aumentando a eficácia do processo ensino-aprendizagem. Investigation about sight-reading has triggered particular interest in the last decades, specially in the second half of the twentieth century. Even though the present literature considers sight-reading a musical literacy factor and one of the main skills of performance, this is not yet a referenced practice in our current system of education. Therefore, significant gaps were found regarding the implementation of sight-reading strategies in the classroom. This justifies the relevance of this topic. The main goal of this Internship Report, elaborated during the Masters Program in Music Education from the Universidade do Minho, was to apply and develop a set of sight-reading strategies in two piano classes as a secondary instrument, from the 10th and 11th years of Escola Profissional Artística do Vale do Ave, in order to promote the development of more effective and consistent reading skills as well as to increase the autonomy of these students. Based on four basic reading skills - audiation, analysis, memorization, and kinesthetic orientation - this study focused on diversified activities founded on current literature and applied in different contexts (work in class, groups of three, pairs, individual), culminating in individual and group performances of a sight-reading piece subjected to evaluation. The research methodology used approached to a Action-Research and the instruments for data collection consisted of participant observation, questionnaire surveys and performative tests, before and after intervention, and a focus group interview. The strategies employed, and supported by the scientific literature, produced very positive effects in both groups demonstrating in the final test, a fluent, fast and effective sight-reading. Participants showed significant improvements along the intervention. In both classes, a substantial progress in terms of reading skills, as well as in technical skills and attitude (security, confidence, autonomy and commitment) were confirmed. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, speeding up and increasing the efficiency of the teaching-learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37928 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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