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TítuloPromoção no interior das empresas em Portugal : quais os postos de trabalho com maior propensão para a promoção?
Autor(es)Ferreira, Priscila
Palavras-chavePosto de trabalho
Promoção
Dados agrupados
Data2003
Resumo(s)Nos últimos anos, diversos autores debruçaram-se sobre a análise dos determinantes e consequências da promoção de trabalhadores. Estes estudos têm focado a sua atenção nas características dos trabalhadores. O mesmo não tem acontecido no que diz respeito à análise das promoções baseada em características dos postos de trabalho. No sentido de colmatar tal situação, este estudo incide sobre os determinantes da promoção dos postos de trabalho em Portugal. Para o efeito, utiliza-se a base de dados Quadros de Pessoal que reúne informação sobre trabalhadores e empresas da economia portuguesa. Os resultados da regressão de um modelo logit para dados agrupados permitem concluir que: i) postos de trabalho associados à produção promovem mais do que os postos cujas tarefas estão associadas à administração ou ao comércio; ii) postos cujos trabalhadores sejam profissionais não qualificados têm taxas de promoção mais elevadas; iii) ao longo da década de 90, passou a privilegiar-se a aquisição de capital humano específico à empresa, conforme indiciado pela alteração da influência da antiguidade e da experiência do posto de trabalho no seu número previsto de promoções; iv) verificou-se igualmente uma alteração do impacto da escolarização sobre o número previsto de trabalhadores promovidos num posto pois, em finais da década de 90, os postos com um maior número de anos de escolarização promoviam mais do que aqueles com apenas quatro anos de escolarização.
Recently, several authors have studied the determinants and consequences of worker promotions. However, the same was not true for a job based analysis of promotions. To overcome this situation, this study aims at analysing the job-specific rate of promotion in Portugal. For that purpose, the dataset Quadros de Pessoal is used, which reports matched information on workers and firms of the Portuguese economy. The results of running a grouped data logit regression led to the following conclusions: i) production jobs have higher rates of promotion than those related to administration or trade; ii) jobs that imply the performance of simple tasks promote more than jobs associated with any other skill level; iii) during the 90’s the relevance of specific human capital as a determinant of job predicted number of promotions has increased, as indicated by changes in the coefficients of tenure and labour market experience; iv) the impact of schooling has increased.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/379
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado
NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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