Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37883
Título: | O papel do Encarregado de Educação na autorregulação do aluno no contexto do ensino da viola d'arco |
Autor(es): | Teles, Ângela Raquel Machado |
Orientador(es): | Pipa, Luís |
Palavras-chave: | Autorregulação Educação Motivação Autoeficácia Aluno Encarregado de educação Música Viola d’arco Ensino da música Instrumento Estudo Self-regulation Education Motivation Self-efficacy Student Guardian Music Viola Music education Instrument Study |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A educação é a base da sociedade. Nenhum ser humano vive em sociedade se não se
rege pelo código de condutas que permitem o sucesso das relações humanas.
Por tal, o Homem deve trabalhar em harmonia para que a educação cresça no sentido
de formar indivíduos conscientes, tolerantes e cultos, para que, juntos, construam um futuro
estável e rico.
Educar os nossos alunos deve seguir este pensamento. A educação de uma criança é
rica nas várias vertentes que a preenchem. Neste contexto, falo do ensino da música.
É constantemente discutido o valor que a educação pela música tem para o crescimento
mental e pessoal da criança. Na maioria, as opiniões convergem para o facto de que a música
tem um valor enorme para a educação da criança. É neste sentido que muitos pais colocam os
seus filhos em contextos que alimentem esta educação pela música.
Um dos objetivos do ensino, não só da música, mas em geral, é educar a criança para
uma aprendizagem autónoma e confiante, no intuito de formar um cidadão consciente de si e da
sua missão na sociedade em que vive.
Neste Projeto foi explorada uma das vertentes discutidas nos diferentes estudos, a
autorregulação. Mais especificamente, abordei o tema O papel do Encarregado de Educação na
autorregulação do aluno, no contexto do ensino da viola d’arco.
O Projeto desenrolou-se através das aulas assistidas e posteriormente lecionadas do
estágio profissional. Neste mesmo contexto, a exploração do tema do Projeto passou
essencialmente por questionar e posteriormente analisar inquéritos por questionário a três
agentes intervenientes no Projeto. Alunos, os seus Encarregados de Educação e Professores.
Os questionários foram feitos em três fases diferentes. Questionário inicial aos alunos
(no início das aulas lecionadas no estágio profissional) e ao mesmo tempo aos Encarregados de
Educação. Durante o estágio profissional foi feito um questionário semanal aos alunos. No final,
foi feito um questionário final aos alunos e um questionário a professores de diferentes
instrumentos. O questionário foi a ferramenta principal usada no estudo apresentado.
Num ambiente de colaboração entre mim e os diferentes intervenientes no estágio e
Projeto, foi possível elaborar o presente relatório de estágio. Education is the foundation of society. No human being lives in society if he doesn’t rule himself by the behavior code that allows success in human relations. For that, Man has to work in harmony that education grows in a way to form conscious, tolerant people that may, together, build a stable and fulfilling future. Educating our students must follow this thought. A child’s education is rich in their different components. In this context, I am referring to music education. There is a permanent discussion on the value of music education toward the mental and personal growth of a child. Still, the majority of people do believe that music bears a enourmous value to a child’s education. In this way, many parents place their children in contexts that nourish music education. One of the goals of education in general, not just music education, is to educate the child through an autonomous and confident learning process, in order to form a citizen conscious of himself and his mission within the society he lives in. In this project, I explored one of the components that appears in diferente specialized studies, the self-regulation. More specifically, The role of the guardian in the student’s selfregulation, in the context of viola teaching. The Project was developed through assisted and subsequently given lessons in the contexto of the professional internship. In this same context, the exploration of the projet’s theme consisted essentially of applying questioning and subsequently analyzing inquires per questionnaire to three intervening agents in the projet: Students, Guardians and Teachers. The questionnaires were carried out in three diferent moments: an inicial questionnaire to students and their guardians in the beginning of the lessons given within the professional internship. Throughout the professional internship, a weekly questionnaire was made to the students; towards the end of the projet, a final questionnaire was done to both students and to teachers of different instruments. The questionnaire was the main tool used in the presented projet. Within a collaborative environment between myself all and the internship and project participants, it was possible to elaborate the present internship report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37883 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Ângela Teles.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |