Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37871

TítuloPercurso profissional do piano ao cravo
Autor(es)Peixoto, Paula Alexandra Ribeiro da Silva
Orientador(es)Pipa, Luís
Data2014
Resumo(s)Este Relatório de Atividade Profissional apresenta o percurso académico e profissional da autora fazendo referência à docência de piano, de cravo, à sua experiência no domínio da música de conjunto e da prática de acompanhamento. Nos capítulos 1 e 2, é descrito o percurso académico e profissional, através de uma reflexão que incide primordialmente sobre a prática pedagógica nos domínios técnico, artístico e musical. Como introdução ao percurso profissional é exposta uma breve contextualização das diversas tipologias de ensino especializado da música experienciadas pela autora. No terceiro capítulo são mencionados os trabalhos de natureza científica nomeadamente a Dissertação de Mestrado, a apresentação de comunicações e a publicação de um artigo. No capítulo 4 é apresentada e analisada a filosofia de ensino no domínio do piano e do cravo, através do recurso à exposição dos fundamentos essenciais da docência, dos principais métodos utilizados e de uma breve análise das semelhanças e diferenças encontradas no ensino dos referidos instrumentos. As metodologias são corroboradas por referências a tratados fundamentais na evolução da técnica do cravo. É dedicado um subcapítulo à motivação para o estudo de cravo, descrevendo as iniciativas desenvolvidas neste âmbito. Por último é realizada uma reflexão onde são abordados todos os aspectos essenciais do Relatório.
This report presents the educational and professional background of the author referring to her professional experience in piano and harpsichord teaching as well as in the field of ensemble music. In chapters 1 and 2, the educational and professional backgrounds are presented, with a reflection on the author’s teaching practice both in the technical and musical domains. As an introduction to the professional career of the author, a brief introduction to the different types of music teaching is exposed. The third chapter mentions the works of a scientific nature: a master’s thesis, oral presentations and paper publications. In chapter 4 the author’s philosophy of education regarding piano and harpsichord is presented and analyzed, with a description of the principles of teaching, primary methods used, and a brief analysis of the similarities and differences between the teaching of these instruments. The methodologies are supported by important references in the evolution of harpsichord technique. A subchapter is included on the motivation for the study of harpsichord, presenting the initiatives undertaken by the author in this area. To conclude, a number of final thoughts are put together, where all key aspects of the report are addressed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37871
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Alexandra Ribeiro da Silva Peixoto.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID