Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37781
Título: | Problemas de otimização matemática no estudo das derivadas numa turma do 12º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Problems of mathematical optimization in the study of the derivatives in a 12th grade |
Autor(es): | Pereira, Ana Margarida Gomes Gonçalves |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena Silva de Sousa |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo tem como objetivo analisar a resolução de problemas de otimização no estudo das
derivadas numa turma do 12.º ano de escolaridade, havendo o particular interesse de estimular
os alunos mostrando a aplicabilidade deste tema no seu dia-a-dia. Foi seguida uma metodologia
de natureza qualitativa com recurso a um estudo de caso, a turma de 12º ano. As questões de
investigação que orientaram este estudo foram as seguintes: (1) Quais as dificuldades dos
alunos nos processos de resolução de problemas de otimização? (2) Qual a importância que os
alunos atribuem aos problemas de otimização? Para dar resposta a estas questões recorreu-se a
diferentes métodos de recolha de dados: questionários; análise documental; e observação em
contexto de aulas.
Na análise foram utilizados quatro problemas de otimização, dos quais três foram realizados em
grupos e um individualmente. Esta estratégia de trabalho, com recurso a problemas de
otimização, foi bem aceite por parte dos alunos e revelou-se importante para as suas
aprendizagens.
O estudo realizado permitiu concluir que as principais dificuldades verificadas após a análise dos
dados foram a interpretação dos problemas e os cálculos da segunda derivada de uma função.
O estudo revela a necessidade de aprofundar mais este tema na formação dos alunos. Devem
criar-se condições ao longo dos três anos do ensino secundário, não se restringindo apenas ao
12º ano de escolaridade, de resolver problemas do quotidiano, e em particular a resolução de
problemas de otimização. Estes irão contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e para uma
maior autonomia dos alunos.
Os constrangimentos foram alguns, mas é de salientar que as tarefas escolhidas não foram
suficientemente desafiantes para desenvolver essas capacidades nos alunos e responder às
questões de investigação com maior confiança. The purpose of this study is to analyze the resolution of optimization problems in the study of derivatives in a 12th grade class, with the particular interest in encouraging students by demonstrating the applicability of this theme in their daily life. A qualitative methodology using a case study was followed, a 12 year class. The investigation questions that guided this study were the following: (1) What are the difficulties of the students in the process of solving optimization problems? (2) What is the importance that students attach to optimization problems? To answer these questions different methods to collect data were applied: questionnaires; document analysis; and direct observation in the context of the class. In this analysis, four optimization problems were used, three of which were conducted in groups and one individually. This work strategy, using optimization problems, was well accepted by the students and proved to be important for their learning process. The study concluded that the main difficulties encountered after the data analysis were the interpretation of problems and calculations of the second derivative of a function. The study demonstrates the need for further analysis in students education. There is a need to create conditions over the three years of secondary school, not only restrict them to the 12th grade in order to solve daily problems, and in particular the resolution of optimization problems. These may contribute to the development of reasoning and greater student autonomy. Some constraints were found, but it is important to note that the chosen tasks were not sufficiently challenging to develop these skills in the students and to answer the questions with greater confidence. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37781 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Ana Pereira final final.pdf Acesso restrito! | 5,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |