Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37753

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céupor
dc.contributor.authorSilva, Natália Maria Pereira epor
dc.date.accessioned2015-10-26T11:08:01Z-
dc.date.available2015-10-26T11:08:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37753-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório resulta de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado, desenvolvido em contexto real de aprendizagem, nas disciplinas de História e de Geografia em turmas do 7º ano de escolaridade, na Escola Secundária Carlos Amarante em Braga, Portugal. O relatório contém uma dupla vertente: a pedagógica e a de investigação. Elegemos como temas de estudos, os Mosteiros Medievais e os mapas mentais dos alunos sobre a Europa. Deste modo pretendemos dar resposta às seguintes perguntas, respetivamente: Que tipos de compreensão os alunos do 7º ano de escolaridade apresentam sobre os Mosteiros na Idade Media? Qual a perceção do espaço europeu dos alunos do 7º ano de escolaridade? Convictos de que a avaliação sistemática das aprendizagens é fundamental no processo de ensino aprendizagem, estes estudos compreendem dois momentos principais: o antes e o depois do estudo dos conteúdos programáticos. Num momento inicial, procedemos à recolha dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, com recurso a diferentes instrumentos, adequados a cada área disciplinar (Questionário – História; Mapa mudo da Europa – Geografia). Num segundo momento, analisámos as ideias dos alunos, com recurso a instrumentos distintos (Ficha de Trabalho – História; Mapa mundo da Europa – Geografia), de forma a perceber se os conhecimentos foram consolidados. Pretendemos, pois, analisar os conhecimentos que os alunos transportam para a sala de aula dentro de cada um dos temas referidos, sabendo da sua importância num contexto construtivista e no decorrer do processo de ensino aprendizagem. Esperamos, também, que as nossas conclusões contribuam para uma melhoria das práticas pedagógicas no ensino.por
dc.description.abstractThis report is the result of a Pedagogical Intervention Project, developed in an actual learning environment of History and Geography classes from the 7th grade, in Carlos Amarante High school, Braga, Portugal. It pursues an educational and investigation purposes. We elected as subjects the Medieval Monasteries, and the students’ mental maps of Europe. Thus, we want to answer to the following questions, respectively: What do 7th grade students understand about Middle Age Monasteries? Which is the perception of 7th grade students about the European space? Believing that a systematic evaluation of knowledge is crucial in a teaching-learning process, this study has two main steps: before and after the studying of the program contents. In the first step, we collect the previous knowledge that students brought to the classroom, using different instruments according to the area of studying: a questionnaire (History class) and a map of Europe (Geography class). In a second step, we analyzed the students’ ideas using a worksheet for History students, and an European map for Geography students, in order to verify if new acquirements were made. Therefore, we intended to analyze students’ previous knowledge in the referred theme, given their importance in a constructive context of a teaching learning process. We hope that our conclusions also contribute to an improvement in teaching pedagogical practices.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectMapeamento mentalpor
dc.subjectProgressão das ideiaspor
dc.subjectHistory educationpor
dc.subjectPrevious knowledgepor
dc.subjectGeography educationpor
dc.subjectMental mappingpor
dc.subjectIdeas progressionpor
dc.titleO papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc93:372.893por
dc.subject.udc372.893:93por
dc.subject.udc91:372.891por
dc.subject.udc372.891:91por
dc.identifier.tid201667703-
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Natália Maria Pereira e Silva.pdf7,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID