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dc.contributor.advisorSolé, Maria Glória Parra Santospor
dc.contributor.authorPereira, Manuel Alexandre de Sousapor
dc.date.accessioned2015-10-26T10:52:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37750-
dc.descriptionRelatório de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório emana do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, integrado no contexto de formação inicial de professores, com contornos de investigação ação, desenvolvido numa escola urbana do concelho de Braga, em duas turmas de alunos que frequentavam o 10º ano de escolaridade na área disciplinar de História A e o 11º ano de escolaridade, no caso da disciplina de Geografia A. Facto irrefutável, é o de que vivemos na Era da sociedade da informação e do conhecimento, dita ‘digital’, em que urge o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino que facultem aos nossos alunos, a criação de novos espaços de aprendizagem, onde as TIC têm um papel preeminente e constituem uma plataforma capaz de adicionar à sala de aula uma nova dimensão didática. O contacto privilegiado com fontes histórico-patrimoniais e com novas conceções do espaço geográfico, partindo de ambientes digitais de aprendizagem, encetaram o desafio de indagar como constroem os alunos, conhecimento histórico e geográfico e desenvolvem competências de aprendizagem em História e em Geografia, mediante a utilização e exploração de plataformas de ensino-aprendizagem virtuais/digitais. Procuramos com a intervenção pedagógica, em História, responder às seguintes questões de Investigação: Que significância histórica atribuem os alunos ao legado do estilo artístico manuelino, presente no Convento de Cristo em Tomar, com recurso a uma visita de estudo virtual?; Que competências históricas estão inerentes à realização de uma visita de estudo virtual nas aulas de História? E em Geografia: Qual o contributo didático dos mapas digitais na construção de conhecimento geográfico em alunos do ensino secundário?”; Pode o recurso a mapas digitais contribuir para a promoção nos alunos de competências ao nível da cidadania espacial?. Os dados, recolhidos a partir de tarefas individuais escritas e guiões-questionário, foram analisados sobretudo, recorrendo a uma abordagem de cariz indutivo, inspirada na Grounded Theory. No campo dos resultados, apurou-se no primeiro caso, que um número significativo de alunos clarificou, sistematizou e contextualizou as suas ideias substantivas e, por conseguinte, manifestou atribuir significância histórica ao estilo artístico manuelino, a vários níveis de progressão e no segundo, os discentes evoluíram em termos de literacia visual e cartográfica, interpretando e problematizando o território em termos do ‘pensamento espacial' com recurso ao Google Earth.por
dc.description.abstractThis report arises from the Supervised Pedagogical Intervention Project, within initial teacher education outlined by action research. It was carried out in an urban school of Braga district with two groups of students, one of 10 graders attending the subject area of History A, and the other one of 11 graders attending Geography A. It is acknowledged that we live in the era of information and knowledge society, known as 'digital', where the development of methodologies and teaching strategies are required to provide our students the construction of new learning spaces where ICT have a leading role, adding a new educational dimension. The privileged contact with historical and heritage sources, and with new conceptions of geographic space, based on digital learning environments, challenged us to investigate how students construct, historical and geographical knowledge and develop learning skills in History and Geography by the use and exploration of virtual/digital teaching-learning platforms. Within this pedagogical experience in history, we seek to answer the following research questions: Which historical significance do students ascribe to the legacy of the ‘Manuelino’ art style in the Convent of Christ, in Tomar, through a virtual field trip?; Which historical skills are intrinsic to the implementation of a virtual field trip in history classes? And in Geography: What is the educational contribution of digital maps in the construction of secondary students’ geographical knowledge?"; The use of digital maps might help promote students competences of spatial citizenship? Data collected from written answers to individual tasks (worksheets and guidequestionnaire) have been analyzed by a mainly inductive approach inspired by Grounded Theory. As results it was found that, in history, a considerable number of students clarified, systematized and contextualized their substantive ideas, revealed diverse levels of progression in terms of historical significance attributed to ‘Manuelino’ art style; and in Geography, students progressed in terms of visual and cartographic literacy, by interpreting and questioning the territory in terms of “spatial thinking” through the use of Google Earth.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectSignificância históricapor
dc.subjectVisita de estudo virtualpor
dc.subjectMapas digitaispor
dc.subjectHistory educationpor
dc.subjectGeographical educationpor
dc.subjectHistorical significancepor
dc.subjectVirtual tourpor
dc.subjectDigital mapspor
dc.titleA visita de estudo virtual como estratégia educativa na aprendizagem de História e o potencial didático dos mapas digitais no ensino de Geografiapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc93:372.893por
dc.subject.udc372.893:93por
dc.subject.udc91:372.891por
dc.subject.udc372.891:91por
dc.identifier.tid201513609por
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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