Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37719

TítuloPromoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d'arco: um estudo exploratório com base na audição interna
Outro(s) título(s)Optimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear training
Autor(es)Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveAcuidade auditiva
Estudo individual
Audiação
Ensino instrumental
Aural accuracy
Individual practice
Audiation
Instrumental instruction
Data2014
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio, desenvolvido ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, foi desenvolvido tendo como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos em todas as etapas do seu desenvolvimento musical. No caso concreto, intenta ao fomento da imaginação auditiva dos alunos com base em estratégias como a audição, no sentido de prevenir e solucionar problemas relacionados com aspetos como pulsação ou afinação, bem como fomentar uma maior compreensão do discurso musical. A investigação desenvolveu-se em dois enfoques – as aulas de Instrumento: Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com o propósito de promover uma extração dos problemas com base na perceção auditiva. A metodologia de investigação adotada assenta na Investigação-Ação de caráter exploratório. O pendor exploratório está patente no facto de se partir de uma conceção geral inicial para a experimentação com o intuito de formular uma primeira conclusão de como, no futuro, orientar as aulas de instrumento tendo por princípio o fomento de uma audição musical mais cuidada. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente questionários de Pré e Pós-intervenção, Grelhas de observação, Lista de verificação e Gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta entre os diversos atores (alunos, estagiária e Professora Cooperante). Por fim, a triangulação dos dados recolhidos indicam que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e que os alunos se tornaram mais autónomos. Contudo, dado o curto tempo de implementação do projeto, este aspeto não foi suficientemente desenvolvido. Permitiu ainda uma maior consciencialização dos alunos para uma audição mais atenta, sendo que a mesma deve ser preconizada pelos docentes de instrumento, articulando-se com as outras disciplinas. O recurso à gravação da performance dos alunos (sessões de estudo e audições dos alunos) revelou-se uma estratégia eficaz para que os alunos percecionem a sua performance. Assim, são apresentados alguns um conjunto de exercícios/fundamentos que, num contexto tão específico como o ensino Profissional de Música, se afiguram essenciais no contexto de sala de aula devendo ser transferidos para o estudo de instrumento.
The present Internship Report, developed throughout the academic year 2013/2014 at Escola Profissional Artística do Vale do Ave, aims to explain the importance of promoting aural accuracy at all stages of students musical development. In particular, the students were encouraged to improve auditory imagery based on strategies such as audiation, in order to prevent and solve problems related to aspects such as pulse or sense of pitch, as well as to foster a greater understanding of the musical discourse. The research had two different approaches: the Instrument lessons (Alto) and the individual practice sessions of the students, with the purpose of eliminating problems based on aural perception. The adopted research methodology is based on the Action-Research with exploratory nature. Its exploratory nature is clear in the fact that, from an initial overall design for experimentation, was formulated a first conclusion about the way of guiding instrument lessons based on the promotion of a more careful listening, The use of a combination of various data collection techniques, including questionnaires of Pre (Base line) and Post-intervention, observation grills, checklist and video recording of practice sessions, allowed a joined-up thinking between the various stakeholders (students, intern and main teacher) . Finally, the triangulation of the collected data showed that in fact, the aural accuracy should be encouraged and that students became more autonomous. However, the short period of the intervention did not imply a definitive change but it allowed a greater awareness of the students to a more attentive hearing. For that matter, cooperation between the instrument teacher and the teachers of other subjects such as Musical Perception is recommended. The use of video recording (in practice sessions and students performances) was revealed as an effective strategy for students to evaluate/percept their performance. Therefore, this investigation presents a set of essential exercises/fundamentals for the classroom work that should be transferred to the individual practice, especially in the specificity of the professional music teaching context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37719
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Daniela da Costa Ferreira Marques.pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.pdf733,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID