Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/37690

TítuloArchiv-AVE: um projeto para conservar e divulgar o património documental do rio Ave
Autor(es)Costa, Francisco
Cordeiro, José
Vieira, António
Silva, Carina
Editor(es)Vieira, António
Costa, Francisco da Silva
Palavras-chaveMemória
Fundo documental
Água
Informação
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Geografia
CitaçãoCosta, Francisco; Cordeiro, José; Vieira, António; Silva, Carina. Archiv-AVE: um projeto para conservar e divulgar o património documental do rio Ave, In II Simpósio de pesquisa em Geografia , 50-63, ISBN: 978-989-98857-0-7. Guimarães: DGeoUM - Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2015.
Resumo(s)A construção e/ou manutenção de uma memória coletiva constitui um aspeto fundamental para o reforço da riqueza cultural inerente a um povo e a um espaço humanizado. O recurso a fundos documentais e arquivos públicos é fundamental neste processo, em virtude do enorme valor da informação existente nos mesmos. Neste contexto, a reabilitação destes espólios arquivísticos, por vezes sofrendo riscos de perda, reveste-se de uma importância fulcral no processo de enriquecimento cultural com base nos documentos do passado. O Archiv-AVE é, assim, um projeto que se fundamenta na necessidade de recuperar testemunhos da memória coletiva ligada à ocupação de um espaço caraterizado por condicionalismos naturais e humanos que lhe imprimiram caracteres identitários muito próprios e que é importante conservar, através da organização, exploração e divulgação da informação contida nos arquivos da Agência Portuguesa do Ambiente. O Archiv-AVE é por isso um projeto que se desenvolve numa área que em Portugal se encontra ainda numa fase embrionária: a organização, exploração e divulgação da informação contida nos depósitos de documentos, seguindo os procedimentos que estão cometidos a esse tipo de instituições, quer no tratamento técnico da documentação como da sua acessibilidade. A iniciativa que se apresenta nasce da necessidade de recuperar e reabilitar o importante acervo histórico da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH do Norte)/Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com base no projeto Archiv-AVE “Memória digital - Património documental da bacia do Ave” apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Agência Portuguesa do Ambiente, a partir de 2014.
TipobookPart
DescriçãoColecção: Atas, n.º 4
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37690
Outros identificadores978-989-98857-0-7
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CEGOT - Capítulos de livros nacionais
GEO - Capítulos de Livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
II_SPG_Archiv_ave.pdf546,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis