Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37591

TítuloAvaliação e intervenção psicológica em contexto escolar
Outro(s) título(s)Psychological assessment and intervention in school context
Autor(es)Freitas, Maria Alexandra Ribeiro de
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chavePsicologia escolar
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
School psychology
Psychological assessment
Psychological intervention
Data2015
Resumo(s)O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos de trabalho na área da Psicologia Escolar e da Educação. Relatam-se as atividades desenvolvidas na qualidade de psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Lixa- Felgueiras. Nesta explanação efetua-se uma caracterização das principais problemáticas atendidas no Serviço de Psicologia e Orientação e descrevem-se as principais modalidades de avaliação e intervenção psicológicas realizadas. Descrevem-se, também, as intervenções psicológicas em grupo, nomeadamente ao nível da intervenção vocacional, e as ações de formação realizadas para pais, professores, alunos e pessoal não docente. São referidas as principais funções e papeis desempenhados, procurando-se evidenciar o conjunto de competências profissionais desenvolvidas enquanto psicóloga neste contexto profissional. O relatório finaliza com uma reflexão crítica relativamente ao papel e às competências requeridas aos psicólogos que desempenham as suas funções em contexto escolar, sendo igualmente analisados os principais constrangimentos e desafios à prática profissional neste contexto.
The present report aims to describe the activities as a practitioner in the field of School and Educational Psychology during the last five years. All the activities were developed in the quality of School Psychology in “Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras” are reported. The characterization of the main problematics taken into account by the Psychological Service is described in this report, and the methods of assessment and psychological interventions are thoroughly explained. It is also described the group psychology interventions developed, namely vocational interventions, and formative actions taken by the parents, teachers and school staff. I also refer a set of professional skills developed over the last years by emphasizing the main responsibilities in the “Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras”. The current report ends with a critical reflection upon the role and the required competencies of the psychologists that act upon the school environment. Moreover, the main constraints, limitations and challenges found when exercising my professional practice are addressed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37591
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Alexandra Ribeiro de Freitas.pdf
Acesso restrito!
1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID